Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A Ideia Do Plano 'Delirante'

Sócrates voltou à 1ª versão sobre a PT/TVI
Afirma que a ideia de haver um plano é 'delirante'
Pelo sim, pelo não, - dê uma olhadela à 1ª página do SOL
Não entre em delírio, medite, medite muito para não entrar em paranóia.

Sócrates Às 20H

José Sócrates vai fazer uma declaração à imprensa hoje, às 20h, na residência oficial de São Bento.
(Expresso)

Quem lhe teria dado pano para mangas ?! ...

A Escola - O Direito À Diferença


Somos todos diferentes e é no respeito pela diferença que as sociedades se afirmam e progridem.

Também na educação terá de haver opção de escolha que vá ao encontro da vocação, aptidão e desejo de cada um - conducente ao lugar que mais tarde gostaria de ocupar na sociedade.

Muito importante é que se faculte igualdade de oportunidades para todos.

Como já anteriormente afirmei, é ao nível do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico que é preciso investir seriamente pondo à disposição todos os instrumentos necessários que possibilitem a condução ao sucesso.

No final deste ciclo é premente que exista uma avaliação convenientemente validada e quantificada que possa determinar a retenção ou a pressucução ao nível seguinte.
Só assim se evitará que jovens impreparados , enfermando de graves deficiências de aprendizagem dificilmente colmatadas nos ciclos seguintes possam enveredar pelo desinteresse, comportamentos perturbantes e frustrações muitas vezes irreparáveis.

A partir dos treze/catorze anos, será muito importante a possibilidade de poderem dispor de opções vocacionais.

As escolas, deviam estar projectadas para a diversificação na oferta dessas opções.
Hoje temos escolas de 'bairro', cuja diferença se cinge praticamente à diferença entre a população escolar que a frequenta, que corresponde à sua localização.
Diferente seria se as escolas se diferenciassem pela especificidade da sua oferta vocacional .
Explicitando - As escolas leccionariam disciplinas nucleares similares e disciplinas vocacionais com objectivos específicos diferenciados, que seriam variáveis de escola para escola. Ou seja,umas vocacionadas para a pressucução de estudos, outras para ofícios, outras para artes e por aí fora.

É confrangedor ver alguns jovens com apetência para determinadas áreas serem obrigados a frequentar obrigatoriamente escolas que não lhes trazem nenhum entusiasmo nem preparação para o lugar que desejariam futuramente ocupar na sociedade em que se inserem.


Tentar Controlar A Imprensa E TVI Não É Crime ...


Esta afirmação foi proferida pelo Procurador Geral Da República para justificar o arquivamento do caso que envolve Sócrates. - Está tudo dito! A partir de agora podem pressionar à vontade - ninguém será punido.

O JN adianta que depois de analisar as escutas, Pinto Monteiro chegou à conclusão que as pressões e interferências não são puníveis criminalmente.

Através dos despachos de arquivamento a que o JN teve acesso perceber-se-á que o PGR considerou que a actuação das pessoas envolvidas não ultrapassaria os limites aceites no relacionamento empresarial e da luta político-partidária. Daí ter tido uma opinião diferente em relação ao rocurador do Ministério Público, João Marques Vidal, e ao juiz de instrução criminal de Aveiro, António Costa Gomes que falam num plano do governo para interferir na comunicação social e afastar jornalistas incómodos.

Fonte: Jornal i/DN

O Perigo Da Hesitção


«Toda a gente há-de ter notado o gosto que têm os gatos de parar e andar a passear entre os dois batentes de uma porta entreaberta. Quem há aí que não tenha dito a algum gato: «Vamos! Entras ou não entras?» Do mesmo modo, há homens que num incidente entreaberto diante deles, têm tendência para ficar indecisos entre duas resoluções, com o risco de serem esmagados, se o destino fecha repentinamente a aventura. Os prudentes em demasia, apesar de gatos ou porque são gatos, correm algumas vezes maior perigo do que os audaciosos. »

Victor Hugo,'Os Miseráveis'