Pesquisar neste blogue

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Os Infoproletários


O sector de tecnologia da informação - que inclui amplos segmentos caracterizados pelo uso intensivo de novas tecnologias, como as telecomunicações e a informática - é considerado um dos mais dinâmicos e arrojados da economia contemporânea.

No entanto, as condições de trabalho encontradas nessas áreas podem ser tão precárias como as dos operários do século 19.

"Há um mito de que os melhores empregos do mundo estão nessas áreas, que, por terem uma grande procura, ofereceriam grandes oportunidades e autonomia. Mas, quando fazemos uma análise científica, vemos que as condições concretas mostram um quadro muito diferente, marcado por uma profunda alienação do trabalho",

A individualização e o isolamento do infoproletário também conduzem à precarização das condições de trabalho. "Houve uma quebra da noção de trabalho colectivo, rompendo uma série de laços sociais. Muitos trabalhadores já não têm postos de trabalho fixos dentro da empresa e outros - especialmente na área de tecnologia da informação - trabalham em seu espaço doméstico".

Estas são algumas conclusões retiradas do livro Infoproletários - Degradação real do trabalho virtual, que traz ensaios de 11 autores brasileiros e estrangeiros, com base em pesquisas científicas sobre aspectos diversos do trabalho no sector informático que compõe a nova morfologia do trabalho no Brasil.

O Segredo - Cândida Almeida


Rui Rangel critica propostas de Cândida Almeida considerando-as "disparatadas" e "erradas", mas haverá alguém que possa ter uma opinião diferente. ( ler aqui)
Também a Direcção do Sindicato dos Magistrados do MP reage dizendo-se " Incrédula e Estupefacta".(ler aqui)

Está Tudo Minado !



Chegaram, instalaram-se e continuam impunes. Como é possível ?
O núcleo é sempre o mesmo foi formado no tempo de Guterres e tem feito o seu caminho.
O método utilizado também é conhecido - Põem 'a andar' quem lhes faça frente, colocam os amigos em lugares chave e deste modo tudo dominam.

Segundo o Público, Paulo Penedos, membro da Comissão Nacional do PS, consultor jurídico da PT e do seu administrador Rui Pedro Soares, que renunciou ao cargo na semana passada, é um dos administradores não executivos da Promitagus - uma empresa criada em 1990 para tratar da promoção imobiliária do Taguspark.(leia aqui)

Esta é a Frase


«Quando, ao olhar para trás, a passagem deste homem pelo Governo for apenas uma memória, os socialistas, aqueles que realmente o são, olharão para ausência de sentido crítico que marcou estes anos, para a inércia perante os abusos de alguém sem currículo político para chegar onde chegou e para o grau de fanatização a que ele levou um dos partidos fundadores da nossa democracia, e perceberão como o PS é frágil nas suas convicções quando lhe cai o poder nas mãos. Como um partido com a história do PS pode tão facilmente passar a ser um partido de um só homem. Um partido acrítico, obediente, sem orgulho.»

A Vergonha dos socialistas, Daniel Oliveira,Expresso online

Quando Os Infortúnios Chegam ...

Quando os infortúnios chegam, não vêm como espiões isolados,
Mas em batalhões!

Hamlet