Pesquisar neste blogue

domingo, 7 de dezembro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

Saiba Como Vai Este País

 A escuta em vez de justiça - A divulgação, pela imprensa, das escutas telefónicas efectuadas durante anos a várias pessoas, incluindo ministros, empresários e funcionários, e aos seus correspondentes (entre os quais o Primeiro-ministro) deixou, mais uma vez, uma parte da opinião pública estupefacta. Por que razão se fizeram aquelas escutas, em que condições de legalidade e por que se guardaram tanto tempo? Todas parecem triviais, sem ilegalidade e crimes aparentes, mas todas deixam transparecer um teor de conversas hediondo, ridículo e trivial. Era seguramente isso que desejava quem efectuou a “fuga” de informação: “aquela gente”, que fala assim sobre estes assuntos, não é de confiança!        (António Barreto, Público via Jacarandá)

"Dos EU Não Vem Bons Ventos"

 A melhor notícia da semana - Na mesma semana em que a administração norte-americana mostrou, sem lugar a entrelinhas, que a União Europeia é um adversário, a UE respondeu com um gesto de soberania. (David Pontes, Público)

A rede social X foi multada em 120 milhões de euros pela Comissão Europeia por violar a Lei dos Serviços Digitais, naquela que é a primeira decisão de incumprimento ao abrigo desta legislação. A América tem um novo inimigo – a Europa. 

Escrevia a Economist que a nova Estratégia de Segurança Nacional americana pode gerar o pânico entre os aliados e fazer rejubilar os inimigos. É uma boa síntese.   (Teresa Sousa, Público)

Numa primeira reação à nova Estratégia de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Carl Bildt, antigo primeiro-ministro sueco e actual presidente do European Council on Foreign Relations, escreveu na rede social X: “A única parte do mundo onde a nova estratégia de segurança dos EUA vê uma ameaça à democracia parece ser a Europa. Bizarro.” Num segundo post, Bildt acrescenta: “A nova estratégia proclama, entre outras coisas verdadeiramente notáveis, como objectivo da política americana cultivar a resistência à actual trajectória no seio das nações europeias”. É J.D. Vance em esteróides. Quem não se lembra do discurso do Vice-Presidente americano, em Março passado, perante a Conferência de Segurança de Munique?

Ver-te É Como Ter À Minha Frente Todo O Tempo

 
Ver-te é como ter á minha frente todo o tempo
é tudo serem para mim estradas largas 
estradas onde passa o sol poente
é o tempo parar e eu próprio duvidar mas sem pensar
se o tempo existe se existiu alguma vez
e nem mesmo meço a devastação do meu passado

(Ruy Belo)