Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (148)

O lado mais negro dos incêndios - O realismo implica quase sempre crueza e não há outra forma de encarar o que se passa: somos impotentes contra esta consequência do aquecimento global.     (Manuel Carvalho, Público)

A situação dramática que o país volta a viver com os incêndios não é nova, mas talvez tenha chegado a hora de mudar a forma como se analisa e se discute. Falar da limpeza de matos ou de meios aéreos ainda é uma condição necessária, mas deixou de ser suficiente. É preciso encarar uma realidade trágica: a floresta portuguesa está a ser devastada pelos efeitos da crise do clima contra os quais não há soluções imediatas.

As Memórias Procriam Como Se Fossem Pessoas Vivas


Há pequenas impressões finas como um cabelo e que, uma vez desfeitas na nossa mente, não sabemos aonde elas nos podem levar. Hibernam, por assim dizer, nalgum circuito da memória e um dia saltam para fora, como se acabassem de ser recebidos. Só que, por efeito desse período de gestação profunda, alimentada ao calor do sangue e das aquisições da experiência temperada de cálcio e de ferro e de nitratos, elas aparecem já no estado adulto e prontas a procriar. Porque as memórias procriam como se fossem pessoas vivas.

(Agustina Bessa-Luís)