Pesquisar neste blogue

terça-feira, 26 de maio de 2020

Notícias Ao Fim Da tarde (act.)




Covid-19: Situação Na Região De Lisboa E Vale Do Tejo É Muito Complexa

A situação na região de Lisboa e Vale do Tejo é muito complexa, tendo-se identificado 209 novas infeções nas últimas 24 horas. Nesta região, a DGS confirmou a existência de 11.359 sob vigilância e clarificou que “está a ser feito um grande esforço para identificar precocemente estes doentes”.

“Nas últimas 24 horas, foram notificados 209 novos casos de infeções por Covid-19, com alguns surtos mais ou menos localizados. Em Almada e Seixal temos três focos comunitários onde foram identificadas 32 pessoas como positivas. A situação em Lisboa é muito complexa e por isso implementámos medidas de controlo muito apertadas”, esclareceu Graça Freitas.

O bairro da Jamaica, no Seixal, é um dos locais onde foram identificados surtos da pandemia, é um dos focos. Nesse bairro foram identificados 16 casos positivos que estão todos a ser acompanhados pelas autoridades de saúde da região”
Relativamente à situação na Azambuja, 125 trabalhadores foram identificados como positivos. “Apesar de ser um pólo industrial, situação tende a estar controlada”.
Portugal conta com um total de 31.007 casos confirmados da Covid-19, mais 219 face ao dia anterior (mais 0,71%), revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde divulgado esta terça-feira, 26 de maio.
Já o número de vítimas mortais do novo coronavírus no país aumentou para 1.342 (0,90%), o que corresponde a mais 12 mortes nas últimas 24 horas. (saber mais aqui)

Em Causa: Uma Questão De Bom Senso E Coerência Com As Palavras Ditas


Covid-19: 'Você acha que não vai conseguir respirar sozinho', diz ...
Profissionais estão a ser descontados pelo período em que estiveram em isolamento, sem saber quando receberão da Segurança Social.
Os enfermeiros que estiveram em isolamento por causa da covid-19 não vão receber remuneração por esse período, estando à espera do pagamento da Segurança Social. E depois de serem conhecidos casos de enfermeiros que apenas receberam 60 euros este mês, agora há profissionais a denunciar nas redes sociais que estão a receber não um salário, mas uma nota de devolução: em alguns casos, o Estado pede-lhes que devolvam 400 euros de salário alegadamente pago em excesso no mês passado.(Saiba mais aqui)
Nota: Mesmo que não queiram considerar o factor acrescido da sobrecarga e o risco de trabalho nos últimos meses, se foram infectados no desempenho das suas funções no SNS têm TODO o direito ao vencimento sem qualquer desconto. Seja como for, de elogios e papagaios está o mundo cheio , é preciso e urgente arranjar um modo de minimizar no imediato a situação difícil pela qual muitos enfermeiros estão a passar.

Não Faças De Ti Um Sonho A Realizar

Não faças de ti um sonho a realizar. 
Vai. Sem caminho marcado. 
Tu és o de todos os caminhos.
(Cecília Meireles)