Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

Temido

 Marta Temido: “Se contratássemos todos os ginecologistas e obstetras do país, continuaríamos com dificuldades”   (via Público)

Há falta sim, mas de planificação, organização e conhecimento, ou seja - competência para o exercício do cargo para o qual a Drª Marta Temido foi investida.

Planear - significa estabelecer objetivos e caminhos de chegar até eles. Ao contrário do que muitos podem pensar, o planeamento não envolve apenas intuição .Um profissional experiente ou intuitivo terá melhor capacidade de interpretar os dados, mas o estudo é sempre o ponto de partida do planeamento.

Organizar - Ou seja, como colocar em prática tudo aquilo que foi planeado? Organizando os recursos disponíveis. Definir de que maneira o projeto será feito e distribuí-lo entre os departamentos e profissionais correspondentes. Aí, entra em jogo a produtividade e eficiência, isto é, fazer o trabalho no menor tempo, competência  e com o menor desperdício possível -

Visão sistémica e um bom conhecimento sobre os processos do setor também são características essenciais.

Temido falhou em quase todos estes procedimentos. E ... Não! Não acreditamos em mais promessas propagadas por esta Srª. Urge tomar previdências - SNS está  completamente desbaratado.

A Frase (135)

O SNS já rebentou, segue-se a Educação - Nas escolas, tenta-se remediar o que se vai mantendo miraculosamente de pé, mas a Educação continuará para lá de remédio possível enquanto a solução passar por meros remendos de ocasião, sem visão, sem plano de fundo, sem estratégia para recuperar um ensino público esgotado e anacrónico.   (Joana Petiz, DN)

A responsabilidade não é dos professores, a quem tantas vezes é apontado o dedo pelas falhas que tentam constantemente contornar e ultrapassar. Mas a degradação que já vinha acontecendo, fruto do desinvestimento de quem julga que ter uma escola pública é um bem imutável, acelerou a fundo. E cavou muito mais fundo o fosso entre os que têm - dinheiro, acesso, suporte, apoio, cultura, estrutura - e os que não têm. 

Gato Que Brincas Na Rua


Gato que brincas na rua
Como se fosse na cama,
Invejo a sorte que é tua
Porque nem sorte se chama.

Bom servo das leis fatais

Que regem pedras e gentes,

Que tens instintos gerais

E sentes só o que sentes.

És feliz porque és assim,

Todo o nada que és é teu.

Eu vejo-me e estou sem mim,

Conheço-me e não sou eu.


(Fernando Pessoa)