Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Quer Saber Qual A Origem Do Nome Da Serra Da Estrela? - Ora Leia ...

...
Há cerca de 6000 anos a estrela Aldebaran, a mais brilhante da constelação do Touro, nascia exactamente sobre a Serra da Estrela no final de Abril, princípio de maio.

"O nascimento desta estrela muito brilhante e vermelha, no período em que os dólmens foram construídos, ocorria numa altura em que as comunidades do vale do Mondego iam passar os meses mais quentes do ano nos prados da Serra da Estrela", onde alimentavam os seus rebanhos de ovelhas e cabras, revela o astrónomo. "A observação astronómica funcionaria, assim, como um perfeito marcador sazonal para estas comunidades".
As lendas locais contam a história de um pastor que vivia no vale do Mondego e ao ver uma estrela nascer sobre uma serra no horizonte, decide ir atrás dela. Quando chega à serra decide dar-lhe o nome de Serra da Estrela.
Fábio Silva astrónomo português da University College London,
 explica que "esta narrativa é bastante semelhante ao que a arqueologia e a arqueoastronomia nos dizem: as comunidades neolíticas do vale do Mondego que praticavam a pastorícia, ao observarem a estrela Aldebaran a nascer, deslocavam-se para as cotas mais elevadas da serra, onde permaneciam durante os meses quentes".
Estamos, assim, perante um caso em que o folclore "pode ter mantido viva a memória de algo de extrema importância há 6000 anos atrás". (pode saber mais aqui)


Novo Cardeal Patriarca De Lisboa



D. Manuel Clemente, actual Bispo do Porto é o Novo Cardeal Patriarca de Lisboa.

Diocese do Porto (biografia)

A Escolha Seria Entre Bróculos E Nabos ...

...  Não como diz Soares dos Santos:

A solução não passa por um novo Governo, uma vez que seria "outro molho de bróculos" e que as regras dos credores podiam agravar-se.

Fonte:Expresso  

A escolha não seria entre bróculos, mas sim entre nabos
e bróculos, o que. claro, faz toda a diferença.

Reparem nestes nabos - falta-lhe a rama.

E os bróculos? - Estão corroídos e amarelados. Embora, para disfarçar lhes tenham retirado o que estava já a apodrecer. No entanto algumas sementes estão guardadas para uma próxima ocasião.

Na Fronteira Do Caos ?

Depois da comprovada ineficiência dos programas obrigatórios, surgem agora os passa culpas dos culpados da austeridade drástica.

A verdade é que estamos na fronteira do caos, sem soluções, sem líderes inteligentes e rodeados de teimosos, que só sabem bater o pé.