Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A Resposta ás Irregularidades É Sempre Por Reação


Um total de 16,7 milhões de euros foram atribuídos irregularmente a beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), uma prestação destinada a combater situações de grave carência económica. Os dados foram hoje divulgados pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

Segundo o ministério, foi este o montante apurado em situações irregulares detectado na atribuição do RSI no último ano e meio. Em comunicado, o gabinete do ministro Vieira da Silva diz que, daquele valor, 11,2 milhões de euros correspondem a montantes irregularmente atribuídos em 2008.

Em Portugal havia, em Junho, 385 mil pessoas apoiadas por esta prestação, cujo montante varia em função dos rendimentos declarados. Cerca de 40 por cento eram menores de 18 anos.

O comunicado do ministério surge no dia em que o Correio da Manhã noticia que as fraudes no RSI ascendem aos 118 milhões de euros – valor apurado com base num cálculo que extrapola o universo das famílias fiscalizadas para o total das famílias que recebem o RSI.



A Cortiça


A Corticeira Amorim lançou em 2008 uma campanha publicitária para promover o consumo dos produtos de cortiça, nomeadamente as garrafas de vinho que usam rolhas de cortiça como vedante. A escolha da cortiça é apresentada como um investimento na conservação do montado, um hotspot mundial de Biodiversidade que é exemplo de compatibilidade entre a exploração dos recursos naturais e a preservação da diversidade biológica.


A campanha “Save Miguel” incluía um vídeo com a participação do actor norte-americano Rob Schneider que alertava os consumidores para os benefícios sociais, ambientais e económicos da utilização de produtos de cortiça natural e, particularmente, do impacto positivo da aquisição de garrafas de vinho com rolhas de cortiça. O vídeo foi disponibilizado no YouTube e visualizado por mais de meio milhão de internautas. Adicionalmente foram também criados um site (www.savemiguel.com) e perfis no Flickr e Facebook, a que já se associaram 6000 pessoas de dezenas de países como expressão da sua preferência por produtos de cortiça.

Recentemente, o filme publicitário “Save Miguel” foi distinguido com o prémio Charles Darwin no Art&Tur – Festival Internacional de Filmes de Turismo depois de ter vencido nas categorias de “O guião mais original” e “A escolha do Público” no prestigiado Oenovideo - Festival Internacional de Cinema da Vinha e do Vinho.


Quinta da Comenda em Setúbal


O Conde de Armand, foi proprietário da Comenda e alí passava alguns meses afastado da buliçosa Paris.

Um amigo setubalense descrevia-o deste modo : “De chapéu de grandes abas, uma vara na mão e botas altas é assim que encontramos o sr. Conde, fidalgo de primorosa educação, percorrendo esta sua propriedade, que ele ama. Considero-o um artista-filósofo. Nas horas de calor, enquanto descansa, tira da algibeira o seu Virgílio e assim se deleita sub tegmine fagi, imaginando ter diante de si, quando ergue o olhar do livro, as verdadeiras paisagens que acaba de ver tracejadas naquelas églogas”. E não é sem uma ponta de ironia que o texto termina: “Do sr. Conde de Armand direi ainda de minha lavra: foi uma homenagem que prestou à classe dos arquitectos portugueses, confiando a um deles a dispendiosa edificação da sua nova casa da Comenda. Suspeito que não terá de arrepender-se. Algum português talvez haja que, no seu caso, tivesse mandado vir… arquitecto francês”.

Conta-se que o Conde Armand pedira a Raul Lino (1879-1974) para desenhar a casa, convite acompanhado de uma sugestão singular: que, antes de começar a projectar a construção, o arquitecto dormisse no sítio uma noite ao luar. O repto foi aceite e o resultado foi o palacete da Comenda, que teve a responsabilidade da construção civil nas mãos de Augusto Vitorino da Rosa.

O Conde Armand, Abel Henri George, faleceu no final de Abril de 1919, passando a propriedade para os herdeiros – a esposa, Condessa de Armand, Françoise de Brantes, e cinco filhos.

Mais tarde, em 1952, o registo da propriedade era feito em nome da Sociedade Agrícola da Quinta da Comenda de Mouguelas, constituída pelos descendentes de Abel George.

Nos anos 80, a Quinta da Comenda seria adquirida por António Xavier de Lima, que, em conversa com o jornal O Setubalense, publicada na edição de 17 de Abril de 1989, dizia: “Enquanto a Comenda for minha, nenhuma árvore será derrubada”.

Com efeito, uma das apostas levadas a cabo pelo Conde Armand no início do século XX foi o da riqueza da flora, quer pela preservação das espécies existentes, quer pela plantação de outras.


Saudade


«Se me esqueceres, só uma coisa, esquece-me bem devagarinho.»

MQ

E o Prémio Nobel da Paz Foi Para ...


BARACK OBAMA

O Prémio Nobel da Paz foi hoje atribuído ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "pelos seus extraordinários esforços com vista a reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos", anunciou o Comité Nobel norueguês .