Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Louçã Vira E Propõe Moção De Censura

Louçã desafiou hoje o Governo para apresentar uma moção de confiança que foi rejeitada por Sócrates.
De imediato o BE anunciou que vai apresentar uma moção de censura ao Governo, (notar que há poucos dias atrás tinha censurado o PC por insinuar que podia apresentar uma moção de censura - é o vira do BE) no "primeiro dia útil" do próximo mês.

Pois, o BE estava a ficar isolado e eis que tenta fazer uma pirueta e virar. Tudo irá depender dos pressupostos da moção. Pode até acontecer prestar um grande favor ao PS.

MubaraK

Consta que Mubarak está prestes a demitir-se e irá falar ao país pela televisão pelas 18.30 hora de Lisboa.
Ultima hora: Mubarak não resigna.

Neste Sistema Judicial Haverá Capacidade Para Julgar Este Regime?

Vara diz que o juiz Carlos Alexandre tem que ser muito corajoso para não o levar a julgamento - por causa da tal parceria entre o Ministério Público e da Comunicação Social.

Há dias, o mesmo juiz, quando decidiu levar a julgamento o chamado processo das contrapartidas dos submarinos (outro que implica o regime) aludia a coisas como ter sido escutado ilegalmente e a forças superiores. Ou seja, há quem se queixe de forças mais ou menos ocultas sendo juiz ou sendo arguido. E é essa a marca de um sistema em que hoje muitos não confiam - como confiar, se aqueles que são por si mesmo detentores de soberania, aludem à prática de ilegalidades em processos com arguidos importantes? O Superjuiz que decidirá se Armando Vara vai a julgamento é o mesmo, Carlos Alexandre.

O mínimo que se pode dizer, para quem tem que percorrer o sistema de judicial (...), é que a justiça não é saudável e que está com um elevado grau de insalubridade em muitas camadas.

Ou seja, nestes processos está em causa parte importante do regime (como esteve e está no caso da Casa Pia e outros), porque estão os decisores políticos, os decisores económicos e também os decisores judiciais. Mas há neste sistema judicial capacidade para julgar este regime? A dúvida nem é minha, é do juiz Carlos Alexandre.

Fonte:Manuel Queiroz,J i

A Dívida

O BCE está no mercado a comprar títulos de dívida portuguesa. Em reacção, o juro das obrigações de Portugal a 10 anos alivia para 7,354%.

Depois de ter atingido hoje um novo máximo da era euro, nos 7,636%, o índice que mede a taxa cobrada pelos investidores para comprar obrigações do Tesouro (OT) português a 10 anos alivia para 7,354%.
Segundo dados da Bloomberg, também o juro da linha viva da dívida portuguesa a 10 anos mais negociada no mercado cedia para 7,249%, depois de cinco subidas consecutivas. No mesmo sentido, o 'spread' das Obrigações do Tesouro a 10 anos recuava até aos 411 pontos base, após ter chegado aos 440 pontos durante a sessão de hoje.