Pesquisar neste blogue

sábado, 10 de dezembro de 2011

A Resposta A Esta Questão Diz Muito . . .

...  Sobre Como O Mundo Mudou

A fábrica da Volkswagen (VW) em Palmela começou a ser construída há 20 anos. Em entrevista ao SOL, o director-geral, António de Melo Pires, responde deste modo à seguinte questão: se a fábrica não estivesse construída e tivesse de ser negociada a vinda de uma Autoeuropa para Portugal, hoje haveria mais ou menos dificuldades do que há 20 anos?

E a resposta diz quase tudo: seria muito mais difícil. Diria até que seria impossível. Toda a globalização fez com que o foco do mercado esteja agora na América do Sul, na China e um pouco nos EUA. E não faz sentido exportar carros da Europa para os EUA, porque é demasiado caro, devido à taxa de câmbio. O mercado sul-americano é ainda protegido por barreiras alfandegárias e a China fica demasiado longe. Seria impossível pensar num investimento idêntico ao da Autoeuropa em Portugal.

Para Onde Caminhamos ?

Muitas famílias têm dificuldade em continuar a pagar aos Bancos a prestação da casa que compraram, o IMI a aumentar. A solução encontrada é a venda e depois o arrendamento de outra mais em conta.

Pequenos agricultores já só fazem agricultura de subsistência. Não podem competir com as grandes estruturas há muito montadas do outro lado da fronteira, enquanto por cá eram pagos para não produzir. Possivelmente só um sistema de cooperativas poderá alterar a situação.

A cortiça que foi ou ainda é um dos nossos principais produtos de exportação, também corre riscos. A doença dos sobreiros, o custo dos tiradores, os seguros, as limpezas, o IVA a aumentar, e por aí fora. Não sei qual será  futuro.

Os mais novos amparados pelos pais, os mais velhos amparados pelos filhos, e são justamente estes pais e estes filhos que constituem a classe do 'meio', os que trabalham, os que se sacrificam, os que apanham todas as tributações os que estão em grande dificuldade.

A classe média a esbater-se todos os dias, os mais ricos a partirem para outros 'poisos' .

Fica a pergunta: caminhamos para uma sociedade sem classes?

Duas Simples Perguntas . . .

As sanções contra os pecadores do défice terão algum efeito ?
Que instrumentos legais existem para impô-las ?

Olhares . . .

Olhe para todos ao seu redor e veja o que temos feito de nós e a isso considerado vitória nossa de cada dia. Não temos amado, acima de todas as coisas. 


Não temos aceite o que não se entende porque não queremos passar por tolos. Temos amontoado coisas e seguranças por não nos termos um ao outro. 


Não temos nenhuma alegria que não tenha sido catalogada. Temos construído catedrais, e ficado do lado de fora pois as catedrais que nós mesmos construímos, tememos que sejam armadilhas. 


Não nos temos entregue a nós mesmos, pois isso seria o começo de uma vida larga e nós a tememos.

Temos evitado cair de joelhos diante do primeiro de nós que por amor diga: tens medo. Temos organizado associações e clubes sorridentes onde se serve com ou sem soda. Temos procurado nos salvar mas sem usar a palavra salvação para não nos envergonharmos de ser inocentes. 


Não temos usado a palavra amor para não termos de reconhecer a sua contextura de ódio, de amor, de ciúme e de tantos outros contraditórios. Temos mantido em segredo a nossa morte para tornar a nossa vida possível.


Clarice Lispector