Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Esta É A Frase


“Tal como uma andorinha não faz a Primavera, uma medida injusta não contamina um programa, nem define por si só a justiça global desse programa”, no entanto, pode “contribuir desnecessariamente para a erosão do consenso social e político de que depende o seu sucesso”.

As palavras pertencem ao economista Vítor Bento, que é próximo da esfera dos sociais-democratas, e reportam-se à medida incluída no Orçamento do Estado para 2013 que remete para uma “contribuição extraordinária de solidariedade” por parte dos reformados.
Ora o também conselheiro de Estado considera pois, a este propósito, que tal “provoca uma drástica redução do rendimento para quem, tendo planeado a fase final do seu ciclo de vida com base numa promessa do contrato social (…) já não dispõe de condições nem de tempo para reajustar o seu plano”, o que conduzirá ao “desmoronamento” do mesmo.

Nostalgia ...


Noites frias e chuvosas costumam trazer um certo ar de nostalgia para o ambiente.
Talvez esta seja a forma que a natureza desenvolveu para nos proteger contra o frio.

Cientistas descobriram que sentir nostalgia faz com que nos sintamos mais aquecidos.

A nostalgia é descrita como uma sensação de saudade de uma época passada, frequentemente idealizada e romanceada.
Parece surgir a partir da sensação de que não podemos mais reviver aqueles momentos.

"A nostalgia é vivenciada frequentemente por quase todas as pessoas e sabemos que ela pode manter o conforto psicológico. Por exemplo, um devaneio nostálgico pode combater a solidão.


Músicas nostálgicas também fazem as pessoas sentirem-se mais aquecidas.
A avaliação do ambiente segue o mesmo princípio: ao sentir emoções nostálgicas, as pessoas avaliam os ambientes como sendo mais quentes, ainda que a temperatura continue a mesma.

Em tudo isto há uma Função homeostática :

"Um estudo efectuado, mostra que a nostalgia tem uma função homeostática, permitindo a simulação de estados mentais agradáveis, incluindo estados de conforto corporal, neste caso fazendo sentir-nos mais quentes ou aumentando a nossa tolerância ao frio," disse o pesquisador.
Agora a equipe planeia estruturar novas experiências para descobrir se a nostalgia pode combater outras formas de desconforto físico, além do frio

Pois, será mesmo que toda a nostalgia aquece? - olhe que não ...

Nesse País de lenda, que me encanta,
Ficaram meus brocados, que despi,(...)


Quero voltar! Não sei por onde vim...
Ah! Não ser mais que a sombra duma sombra
Por entre tanta sombra igual a mim!


Florbela Espanca