sábado, 28 de março de 2020

Conheça O Plano Do Governo Para Regressarmos À Normalidade

Na edição de hoje do Expresso saiba como o governo pode vir a endurecer as medidas restritivas durante o período da Páscoa que se aproxima. Sim, a crise pode vir a ser mais longa e a circulação ainda mais limitada.

Durante este fim de semana a polícia estará nas ruas a monitorizar as movimentações e caso considere necessário, acentuará as restrições segundo o comportamento dos portugueses: “Não se pense que foram exemplares. Temos várias evidências de que não o foram”, disseram peritos ao Expresso.

“A Páscoa não será de reencontro familiar e celebrações”, adiantou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva quando se espera que o pico da epidemia só aconteça, tal como o Expresso noticiou há semanas, durante o mês de maio.

Conheça também o plano, lento e suave, que o governo desenhou para regressarmos à normalidade. As creches e as escolas do 1º ciclo podem ser as primeiras a abrir.

Ainda assim, os hospitais portugueses que se encontram na linha da frente do combate à covid-19 já se deparam com situações limite: leia aqui a reportagem de Ricardo Marques e Rui Duarte Silva no Hospital de São João, no Porto (“Trabalhar na fronteira entre o dever e o medo”) e também a de Vera Arreigoso e Tiago Miranda no Hospital de Santo António, em Lisboa (“O vazio à espera do caos”).

É que já se sabe faltarem máscaras e fatos e mais de três mil ventiladores para que o Serviço Nacional de Saúde não colapse. E os testes deviam ser o triplo daqueles que estão a ser feitos.

A situação nos lares de idosos não é melhor. Há 19 focos do novo coronavírus e regista-se que 20% das vítimas mortais viviam em instituições.


Entre os partidos políticos pressente-se que a crise irá provocar estragos. Mas os apelos a um governo de salvação nacional não estão a surtir efeito. Rui Rio não aceita um executivo de Bloco Central, em que o PSD se juntaria ao PS. O Presidente da República afina pelo mesmo diapasão e prepara uma coabitação com António que lhe permita chegar a um segundo mandato.

Na Europa já está aberta a clivagem entre países do Norte e do Sul. A reunião com os chefes de governo desta quinta-feira foi inconclusiva mas com acusações de falta de solidariedade, notória no caso da Holanda. E numa época de urgência, mandaram a batata quente para o Eurogrupo, que reúne daqui a duas semanas.

Na Revista do Expresso, a capa é dedicada a um artigo de Miguel Monjardino em que o especialista em política internacional explica como a China está a usar a pandemia para se tornar na maior super potência do mundo.

Note também a entrevista de fundo a António Sarmento, o diretor do Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital de São João no Porto: “o coronavírus está a assustar mais do que a SIDA”.

Henrique Raposo escreve um ensaio em que prevê que mundo teremos depois de debelada a covid-19; Jorge Calado sublinha a importância da arte em tempos de guerra e Nelson Marques releva o quão difícil é ser homem em Portugal.

No caderno de Economia, a manchete vai para uma entrevista com Carlos Costa, o governador do Banco de Portugal, que admite que a zona euro pode ruir com a crise económica aberta pela pandemia. “Nenhuma economia está preparada para uma crise desta natureza”, diz.

Conheça também todas as medidas que o governou para suavizar a crise nas empresas e famílias portuguesas. E saiba que os descontos para a segurança social baixam de 34,75% para 18,9%; como pode ser feito o lay-off ou como os juros das linhas de crédito podem ascender a 3%.

Tenha um bom fim de semana!


Miguel Cadete; Expresso

Sem comentários: