Pesquisar neste blogue
quarta-feira, 10 de outubro de 2018
Nós Por Cá Andamos ... - Assim
*Há quem parece ter acordado agora dum sono profundo: OE2019: Rio alerta que se “agravaram temores” de documento eleitoralista.*Arrependido? Ou Precavido? Vítor Gaspar “vê com bons olhos” desvalorização das metas de défice orçamental.
*Inquisição Juvenil Abusiva: “Sinto-me atraído por homens, mulheres ou ambos?” Ministério investiga inquérito a alunos do 5.º ano.
*Chega de lições, não somos tão 'burros' como nos querem fazer parecer : Marcelo afirma que movimentações à volta do Orçamento fazem parte da democracia
*Ilusionismo (a armadilha silênciosa): A suspeita de Costa: "Um dia ainda havemos de saber o que cada um sabia sobre esta história"
Assim Acontece
Largos sectores de “especialistas em educação”, sobretudo aqueles em que as aspas são mais apropriadas, dedicaram-se então a estigmatizar os ditos malefícios dos exames.Pouco a pouco, os sistemas educativos ocidentais, em que tais teorias tiveram mais impacto, começaram a atrasar-se, enquanto aqueles que não sofreram estas contestações de cariz romântico, nomeadamente os sistemas asiáticos, avançaram e ultrapassaram as nações mais desenvolvidas.
No final do século XX começou a perceber-se melhor aquilo que afinal sempre se tinha sabido: sem uma avaliação, reduzem-se os incentivos ao progresso e os sistemas educativos podem esconder fracassos sistemáticos. O esclarecimento veio da ciência. Primeiro, dos estudos de sistemas comparados, depois, da psicologia cognitiva e dos economistas da educação.
Numa investigação estatística que incluiu 2 milhões de estudantes, 59 países e 6 inquéritos de 2000 a 2015, concluiu-se que os exames nacionais melhoram a aprendizagem. Algo de novo? Parece que sim!
(excertos do artigo de Nuno Crato, OBSR)
A Vida É ...
"A vida é uma lâmpada, acesa; vidro e fogo. Vidro, que com um sopro se faz; fogo, que com um sopro se apaga."
Padre Antonio Vieira
Subscrever:
Comentários (Atom)


