- Lucros da Jerónimo Martins crescem 59% entre janeiro e março
- Nos vê lucros trimestrais caírem 15,1% para 34,9 milhões
- Galp e BCP seguram PSI no verde
- 26 de abril de 1986. Desastre de Chernobyl foi há 37 anos
- Baixas simplificadas avançam no Estado a 1 de maio
- PS inviabiliza perguntas por escrito a António Costa na CPI à TAP
- Projetos distinguidos mostram maturidade
- Governo vai enviar ainda hoje "todos os documentos" sobre a TAP à comissão de inquérito
- Joaquim Pedro Torres: “Não sou um jovem agricultor, mas estou preparado para continuar a trabalhar”
- Media Capital propõe entregar dividendos
- Casal detido no aeroporto de Faro com mais de 12 quilos de droga
- Mais de 80 mil crianças sem vagas em creches gratuitas
- Rafael Leão pretender renovar com o Milan
- Chega: Santos Silva exclui partido das suas visitas a parlamentos estrangeiros
- Exército e paramilitares do Sudão acusam-se de violar tréguas
- Embaixador Mendonça e Moura lidera lista única da CAP
- Nos lucra menos 15% no trimestre em que subiu preços
- Teletrabalho aplica-se à função pública como ao privado no arranque do ano
- Mapfre Portugal apoia causas sociais com Seguro de Companhia
- Quer desenvolver carreira? Conheça as 25 melhores empresas
- Mário Rocha leva móveis da Antarte para o Dubai
- Medina baixa impostos “quando tiver segurança para o fazer”
- Biotecnologia pode gerar 14 mil milhões na antiga refinaria
- "Nunca estivemos tão perto". Poliomielite pode ser erradicada já este ano
- Centros de saúde ajustam lista de doentes: quem não interagiu nos últimos cinco anos pode passar para o fim da lista
- Presidente da CMVM tem ações da TAP, EDP e REN. Lei permite
- O mistério da mala com 60 mil euros entregue a um hospital. Polícia investiga "donativo" anónimo
- Vídeo para convencer turistas a visitar Itália mostra imagens... da Eslovénia
- Ex-companheira de Freddie Mercury vai leiloar "tesouros" do vocalista dos Queen
- Temperaturas continuam a subir. Termómetros podem chegar aos 37 graus esta quinta-feira
- Fim de partilha de contas leva a Netflix a perder mais de um milhão de subscritores em Espanha
- Carlos III. Há quase nove anos que a Europa não assiste a uma coroação
- Comer demasiados alimentos destes está a aumentar os casos de diabetes tipo 2
- "A China está a entrar na guerra da Ucrânia, mas muito devagar. Está à procura de informação, quer saber o que é inegociável"
- Enquanto Moscovo mata civis ucranianos, a esposa de um governante russo faz vida de luxo em Paris
- Em Madrid, Lula volta a dizer que a Crimeia é “negociável”, mas ressalva: “É uma discussão entre Ucrânia e Rússia”
- Forças ucranianas aproximam-se de localidades ocupadas.
- Contraofensiva parece cada vez mais perto
- Mapa: como está a situação na frente de batalha na Ucrânia?
- Caças alemães e britânicos intercetam três aviões militares russos sobre o Báltico com identificadores desligados
- Vizinhos da Rússia estão a lucrar com sanções ocidentais - ou como Moscovo continua a ter acesso ao que quer
- Santos Silva exclui Chega das suas visitas a parlamentos estrangeiros após incidente com Lula
- A "cena ridícula" que irritou Lula, o grito de vergonha de Santos Silva, o protesto do PSD a que o próprio líder do PSD não aderiu e outros episódios: 25 de Abril de 2023, um dia inteiro e complicado
- Governo entrega “parecer” ao Parlamento ainda esta quarta-feira, diz Medina
- Nos corredores da TAP fala-se que indemnização de Alexandra Reis “é a ponta do icebergue” e tripulantes nunca falaram com polaca contratada para negociar com eles
- Um ano após a morte de João Rendeiro, centenas de bens continuam sem destino
- Novos radares de velocidade média já chegaram. Saiba onde os pode encontrar
- Certificados de Aforro e fundos de tesouraria a crescer, pressão sobre depósitos bancários a aumentarTenho de declarar no IRS o dinheiro que apliquei em Certificados de Af
- José João Abrantes eleito como novo presidente do Tribunal Constitucionalsé João Abrantes eleito como novo presidente do Tribunal Constitucional
quarta-feira, 26 de abril de 2023
Notícias Ao Fim Da Tarde
Químico Que Emerge Do Solo Pode Ser Causa Invisível Do Mal Parkinson
Tricloroetileno
Um produto químico comum e amplamente utilizado em produtos de consumo pode estar a alimentar o aumento da doença de Parkinson, a doença cerebral que mais cresce no mundo.
Nos últimos 100 anos, o tricloroetileno (TCE) tem sido usado para descafeinar café, desengordurar metais, lavar roupas a seco e como solvente industrial, mas também já esteve envolvido em vários casos de contaminação em várias partes do mundo.
O Dr. Dorsey Raya e colegas de várias instituições de pesquisa se juntaram agora para reunir indícios de que o TCE está fortemente envolvido com o risco de Parkinson - já se sabe que o composto causa cancro, está ligado a abortos espontâneos e doenças cardíacas congénitas.
A conexão entre TCE e Parkinson foi sugerida pela primeira vez em estudos de caso há mais de 50 anos. Nos anos seguintes, pesquisas em camundongos e ratos mostraram que o TCE entra facilmente no cérebro e nos tecidos do corpo e, em altas doses, danifica as partes produtoras de energia das células, as mitocôndrias. Em estudos com animais, o TCE causa perda seletiva de células nervosas produtoras de dopamina, uma característica da doença de Parkinson em humanos.
A equipe detalhou o uso generalizado do produto químico, as evidências que o ligam ao Parkinson e traçaram o perfil de sete indivíduos, incluindo um ex-jogador de basquete da NBA, um capitão da Marinha e um falecido senador dos EUA, que desenvolveram a doença de Parkinson depois de trabalhar com o produto químico ou estar exposto a ele no meio ambiente.
Monitoramento, remediação e banimento
A principal conclusão do estudo é que indivíduos que trabalharam diretamente com o tricloroetileno têm um risco elevado de desenvolver Parkinson. No entanto, os autores alertam que "milhões mais encontram o produto químico sem saber através do ar externo, águas subterrâneas contaminadas e poluição do ar interno".
Além de seus riscos para a água, que envolve o maior número de contaminações documentadas, o TCE volátil pode evaporar facilmente e entrar em casas, escolas e locais de trabalho, muitas vezes sem ser detectado. Hoje, essa invasão de vapor provavelmente está expondo milhões de pessoas que vivem, estudam e trabalham perto de antigas instalações de lavagem a seco, áreas militares e industriais ao ar interno tóxico.
A intrusão de vapor foi relatada pela primeira vez na década de 1980, quando se descobriu que o radônio evaporava do solo e entrava nas casas, aumentando o risco de cancro de pulmão. Hoje, milhões de lares são testados para o radão, mas quase não há monitoramento do cancerígeno TCE.
Os autores propõem uma série de ações para enfrentar a ameaça à saúde pública que o tricloroetileno representa. Eles observam que os locais contaminados podem ser remediados e a exposição ao ar interno pode ser mitigada por sistemas de remediação de vapor, semelhantes aos usados para o radão.
Finalmente, pedem para banir o uso do tricloroetileno.
Checagem com artigo científico:
Artigo: Trichloroethylene: An Invisible Cause of Parkinson’s Disease?
Autores: Dorsey E. Raya, Maryama Zafar, Samantha E. Lettenberger, Meghan E. Pawlik, Dan Kinel, Myrthe Frissen, Ruth B. Schneider, Karla Kieburtz, Caroline M. Tanner, Briana R. De Miranda, Samuel M. Goldman, Bastiaan R. Bloem
Publicação: Journal of Parkinson's Disease
Vol.: 13, no. 2, pp. 203-218, 2023
DOI: 10.3233/JPD-225047 (via DS)
Dizer Não ...
Diz NÃO à liberdade que te oferecem, se ela é só a liberdade dos que ta querem oferecer. Porque a liberdade que é tua não passa pelo decreto arbitrário dos outros.
Diz NÃO à ordem das ruas, se ela é só a ordem do terror. Porque ela tem de nascer de ti, da paz da tua consciência, e não há ordem mais perfeita do que a ordem dos cemitérios.
Diz NÃO à cultura com que queiram promover-te, se a cultura for apenas um prolongamento da polícia. Porque a cultura não tem que ver com a ordem policial mas com a inteira liberdade de ti, não é um modo de se descer mas de se subir, não é um luxo de «elitismo», mas um modo de seres humano em toda a tua plenitude.
Diz NÃO até ao pão com que pretendem alimentar-te, se tiveres de pagá-lo com a renúncia de ti mesmo. Porque não há uma só forma de to negarem negando-to, mas infligindo-te como preço a tua humilhação.
Diz NÃO à justiça com que queiram redimir-te, se ela é apenas um modo de se redimir o redentor. Porque ela não passa nunca por um código, antes de passar pela certeza do que tu sabes ser justo.
Diz NÃO à verdade que te pregam, se ela é a mentira com que te ilude o pregador. Porque a verdade tem a face do Sol e não há noite nenhuma que prevaleça enfim contra ela.
Diz NÃO à unidade que te impõem, se ela é apenas essa imposição. Porque a unidade é apenas a necessidade irreprimível de nos reconhecermos irmãos.
Diz NÃO a todo o partido que te queiram pregar, se ele é apenas a promoção de uma ordem de rebanho. Porque sermos todos irmãos não é ordenanmo-nos em gado sob o comando de um pastor.
Diz NÃO ao ódio e à violência com que te queiram legitimar uma luta fratricida. Porque a justiça há-de nascer de uma consciência iluminada para a verdade e o amor, e o que se semeia no ódio é ódio até ao fim e só dá frutos de sangue.
Diz NÃO mesmo à igualdade, se ela é apenas um modo de te nivelarem pelo mais baixo e não pelo mais alto que existe também em ti. Porque ser igual na miséria e em toda a espécie de degradação não é ser promovido a homem mas despromovido a animal.
E é do NÃO ao que te limita e degrada que tu hás-de construir o SIM da tua dignidade.
Vergílio Ferreira,'Conta-Corrente 1'