segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

Numa Época Em Que Parece Termos Acordado A Acreditar Que A História É O Processo Irreversível Pelo Qual Tudo Se Desmorona

 Na Avenida da Liberdade desfila a nova cidade dos turistas que afluem aos cofres do Estado e da Câmara com impostos e receitas que se julgam a riqueza da nação. Na Rua do Benformoso situa-se a nova cidade dos imigrantes que afluem ao espírito do Estado e da Câmara a necessidade e o desespero que julgam a pobreza da nação. 

Entre o cosmopolitismo novo-rico da Avenida da Liberdade e o multiculturalismo pós-colonial da Rua do Benformoso está a realidade de uma Europa desconhecida do provincianismo periférico nacional. É o clássico desencontro entre as duas nações que não se conhecem, que não se encontram, que apenas se observam à distância higiénica de um preconceito. 

É nesta distância entre dois mundos que a política se perde e nos faz perder. Sobra o mito de um país orgulhoso, senhor de tanto passado, nação que deu mundos ao Mundo, mas que não passa afinal de um país miseravelmente míope. Entre a Lisboa Parque-Temático e a Lisboa Gueto Pós-Colonial qual o lugar dos portugueses? Qual a visão para o Portugal do futuro?  

(excertos do texto de Carlos Marques de Almeida, ECO)

A Frase (20)

Uma nova ordem internacional está em marcha, apoiada por dispositivos tecnológicos poderosos, que têm a capacidade, através das redes digitais, de determinar comportamentos pessoais e coletivos.      (Jorge Barreto Xavier, OBSR)
 
É hoje, o dia 1 de uma Nova Era.

Inaugura-se a estabilidade ou o caos? Ou melhor, quais são a estabilidade ou/e o caos possíveis? A democracia americana vai transformar-se numa plutocracia, com consequências globais?

O primeiro dia do segundo mandato de Donald Trump na Casa Branca é acolhido diferentemente, consoante o quadrante político, consoante a zona geográfica do mundo, consoante a região dos Estados Unidos. Não há indiferença. Há alegria, há raiva, há medo, há alívio, há indignação, há celebração.

Quando Todo O Mundo Reconhece


Quando todo o mundo reconhece a beleza então a fealdade por contraste é criada.
Quando a bondade é reconhecida como bom, então a maldade encontra existência.
...Portanto o sábio não age e ensina através de não falar.

O mais alto mérito é como água.
A água é benéfica a todas as coisas mas não contesta.
Ela fica em lugares que outros desprezam.
Portanto é como o Tao.
Onde o Tao está, o equilibrio está também.
Quando o Tao se perde,surge a diferença entre as coisas.

(Textos Taoístas)