Pesquisar neste blogue

sábado, 27 de setembro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

Saiba Como Vai Este País

O governo sombra do Chega está praticamente fechado. São conhecidos 11 dos 12 a 13 ministros-sombra que Ventura admite vir a ter. Ainda que alguns dos nomes sejam de membros do partido, o líder do Chega cumpriu a promessa de apresentar uma alternativa composta em “grande parte” por pessoas sem cartão de militante. Além dos naturais pontos em comum com o programa do partido, alguns destes ministros-sombra fazem críticas ao Chega, têm dúvidas sobre qual será a sua função e discordam da linha oficial do partido em grandes dossiês como, por exemplo, a privatização da TAP.  

(Miguel Pereira dos Santos, OBSR)

O Paradoxo Da Tolerância

Uma sociedade que tolera tudo, inclusive a intolerância, pode acabar destruindo a si mesma. Para proteger a própria tolerância, é necessário não tolerar aqueles que ativamente promovem a supressão da liberdade. A solução para isso envolve primeiro a crítica racional e o controle pela opinião pública, mas, se a intolerância ameaçar a sociedade, a força (por meios legais) pode ser o último recurso para defendê-la.

(O paradoxo da tolerância, por Karl Popper)

A tolerância é limitada, na prática, pelo direito do indivíduo de reivindicar, a partir de argumentos racionais, que ‘significados’ que não se pautem pela racionalidade e que pretendam ser impostos por seus portadores a qualquer custo sejam proibidos de circular. Ele denominou essa possibilidade de convivência de ‘paradoxo da tolerância’, porque, em nome da tolerância ou para se anular a intolerância, o princípio da tolerância precisa acabar com a própria tolerância.