Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

H1N1 Detectado Em Perus No Chile

A presença do H1N1 foi identificada em perus na região de Valparaiso, a 120 quilómetros a Oeste da capital chilena, Santiago do Chile, tendo as aves sido colocadas sob quarentena.

«Seres humanos contaminaram um ou vários perús. O virus que as aves têm é o virus humano. Não houve mutação», assegurou hoje a vice-ministra chilena da Saúde, Jeanette Vega, afastando o perigo do manuseamento da carne de peru.

A organização internacional de saúde animal, com sede em Paris, França, aguarda a confirmação de exames complementares.

Para o presidente do Conselho-Geral dos Colégios Veterinários de Espanha, Juan José Badiola, o contágio poderá ter sido originado por um tratador dos animais infectado pelo novo vírus da gripe humana.

Segundo o especialista, o risco de uma mutação do H1N1 aumenta quanto maior for a propagação, a multiplicação e a sua capacidade para contagiar outras espécies, além da humana.

O perigo é que o H1N1 possa recombinar-se com o vírus da gripe aviária (H5N1), que «é muito mais agressivo e que provocou um elevado número de mortes», alertou Juan José Badiola


Mais Ingredientes Para A Caldeirada


Ver (aqui) , a diversidade dos ingredientes .



Notícias Soltas

A Caldeirada De António Costa



«É um grande contraste (a sua lista ) com a de António Costa que fez uma lista a pensar na sucessão do eng. Sócrates» - diz Santana .

E diz que Costa cozinhou «uma autêntica caldeirada de tendências, para reunir o maior grupo possível de apoios no PS».

Dá como exemplo o nome de Catarina Vaz Pinto, «para agradar a António Guterres» e diz que com tantas tendências e com Helena Roseta e Sá Fernandes «o vereador das finanças só aparece em nono lugar».



A Festa De Tróia


Quando, amanhã à tarde, as nove sagradas imagens saírem em procissão da Igreja de S. Sebastião e entrarem a bordo das embarcações pesqueiras, rumo à Caldeira, estará dado o início oficial dos festejos em honra de N.ª S.ª do Rosário de Tróia .Dizem que esta Santinha foi encontrada enrolada na areia e foi apanhada por um pescador, que juntamente com os seus camaradas lhe construíram uma pequena e tosca capela. O aparecimento desta imagem na praia, deve-se a qualquer naufrágio que se tivesse dado na costa, pois os navios que faziam longas viagens traziam sempre a bordo a imagem de uma Santa e, como esta foi encontrada em Tróia, daí o nome de Nossa Senhora da Tróia.

Mas tudo isto data de muitos anos atrás, pois sabe-se que nos finais do século XVI, já existia a capela de Nossa Senhora de Tróia, realizando-se nessa altura duas festas, em Agosto todos os anos, sendo uma de camponeses, e outra de marítimos. E foi por ordem de D. João V, que ali foi colocado um capelão para que pudesse dizer a missa.

Esta Imagem foi transferida da sua ermida junto às ruínas de Cetóbriga em 1853 para Setúbal ficando na igreja da Boa-Morte (que hoje já não existe) onde esteve 45 anos, até ser feita a actual capelinha que se encontra ainda na Caldeira da Tróia, desde 1898, começando a realizar-se as festas e procissões em honra de Nossa Senhora da Tróia a partir de 1946, que até presente perfaz 63 anos de festas pelo mar. Aliás esta procissão pelo mar sofreu um interregno de: 1974 a 1980 por motivos, que como é óbvio todos sabemos. Mas, a partir dai tudo se normalizou, e nós os que defendemos as tradições e cultura da nossa terra, julgamos que se irá manter ainda por muitos anos.

Fonte: Jornal o Setubalense


Esta É A Frase

Se demitisse o primeiro-ministro, Cavaco punha a cabeça no cepo ao oferecer ao PS o trunfo da vitimização e a possibilidade de vitória em Setembro. Se demitisse o assessor, daria mostras de balbúrdia na sua própria Casa Civil. Qualquer dos caminhos seria uma derrota para Cavaco. Só o silêncio lhe convém e, mais, é a resposta lógica a um PS que, do Estatuto dos Açores às ‘roubalheiras’ do BPN, sempre o tratou com espantosa hostilidade. Agora, em vésperas de eleições, ele devolve a gentileza. O ‘silêncio’ de Cavaco, obviamente ensurdecedor, só diz uma coisa: não confiem mais neste engenheiro.

João Pereira Coutinho, Colunista no CM


Freeport A Fragilidade Das Explicações

Os investigadores do ‘caso Freeport’ encontraram nas contas bancárias do arguido Carlos Guerra, ex-presidente do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), diversos depósitos em numerário ou por transferência, efectuados durante e após o processo de viabilização do centro comercial.

Os depósitos – feitos em várias tranches, totalizando cerca de 200 mil euros – não estão justificados e para a investigação indiciam que poderão ser contrapartidas pecuniárias pelo licenciamento do outlet de Alcochete.

Segundo o SOL apurou, Carlos Guerra alegou, nas declarações já prestadas no processo, que o dinheiro se referia a partilhas antecipadas que o sogro foi obrigado a fazer após a falência de uma sua empresa – uma explicação considerada frágil.

SOL


Para Atingir a Serenidade


Quando uma pessoa nos ofende, não hesitemos em perdoar. Na verdade, se reflectirmos sobre o que motivou o seu acto, compreenderemos que foi o sofrimento que carrega e não a vontade deliberada de nos magoar ou prejudicar. Perdoar é um gesto activo baseado na reflexão e não no esquecimento. Perdoar é um acto responsável que se apoia no conhecimento e na aceitação da realidade das circunstâncias enfrentadas.