O Relógio do Juízo Final adiantou-se na terça-feira passada um minuto e está agora a apenas cinco da meia-noite. A decisão deve-se à maior dificuldade nas conversações sobre a questão do nuclear e à dificuldade de um acordo para lidar com os efeitos das alterações climáticas.
Ao longo dos 65 anos de vida, o relógio já esteve a dois minutos da meia-noite, entre 1953 e 1960, quando tanto os Estados Unidos como a URSS testaram bombas termonucleares. Em 1991, quando os EUA e a Rússia assinaram um tratado contra a proliferação de armas nucleares, o relógio respirou fundo e passou para os 17 minutos. Desde aí, tem vindo a aproximar-se do Juízo Final. (ler aqui)
Pesquisar neste blogue
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Será Desta Que Se Verá Alguma Justiça Ao Fundo Do Túnel?
A antiga ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues e o advogado João Pedroso vão enfrentar julgamento no caso do contrato celebrado entre o ministério da educação e o irmão de Paulo Pedroso para a recolha de legislação sobre a educação. A pronúncia de ambos foi, hoje, decidida por um juiz de instrução e abrangeu também a antiga chefe de gabinete, Maria José Matos Morgado, e o então secretário-geral do ministério, João Silva Batista. (continuar a ler)
O Tratado De Tordesilhas ...
A história do Tratado de Tordesilhas dá-nos uma visão da mente e da política humanas que ainda são válidas. Mas, é história bem real e mostra como, no século XV, o mundo começou a tomar a forma como o vemos hoje. Isto vem a propósito de ' 1494, O Tratado De Tordesilhas', livro que entre outros me foi oferecido pelo Natal e que estou a ler com curiosidade de saber como um historiador nascido em Otava, Canadá e especialista em História da Ciência de nome Stephen R. Bown, interpreta uma fase da nossa História que ainda tem alguns mistérios. Por outro lado é bom relembrar um período em que Portugal estava muito avançado em ciência astronáutica em relação ao resto do mundo.
Subscrever:
Comentários (Atom)


