Pesquisar neste blogue

domingo, 19 de setembro de 2021

Lembrete

Se procurar bem você acaba encontrando.
Não a explicação (duvidosa) da vida,
Mas a poesia (inexplicável) da vida.

(Carlos Drummond de Andrade)

Notícias Ao Fim Da Tarde

É Penoso Ver Que Portugal, Com Estes Anos Todos De Apoio, Ainda Está Entre Os Países Atrasados”.

A centralidade que a “bazuca” adquiriu no discurso político e na prática de governação nos últimos meses é reveladora.A forma como se está a “vender” o PRR ao país sublinha um dos nossos problemas de fundo: a primazia é dada ao dinheiro que há para gastar e não aos resultados económicos e sociais que se podem e devem atingir com essa despesa. 
O foco é sempre, mas sempre, a taxa de execução e não o retorno dos projectos.
Claro. Gastar é fácil. Gastar mal gasto é mais fácil ainda. Difícil é maximizar a rentabilidade económica e social dos gastos. E esse é, como sabemos, um problema clássico que temos e que está bem demonstrado na performance do país nas últimas décadas e no vergonhoso aproveitamento que fazemos das pazadas de dinheiro que os contribuintes europeus aqui despejaram desde a adesão.Elisa Ferreira, hoje comissária europeia com este pelouro, conhecedora do país e insuspeita, disse-o há três meses: “É penoso ver que Portugal, com estes anos todos de apoio, ainda está entre os países atrasados”. É penoso hoje e sê-lo-á mais ainda daqui a uma década, quando olharmos para o impacto do PRR.

A Frase

ESTA LISBOA QUE AFUNDOU - Desde 2007 é o PS que manda em Lisboa - primeiro com Costa e logo a seguir com Medina. Agora, ao fim de 14 anos Medina espalha pelos cartazes que defende “o direito à cidade”. 

«O meu maior desejo é que nestas eleições se conseguisse inverter esta tendência, que a cidade renasça e consiga cativar mais jovens, mais pessoas em idade activa, que a cidade deixe de ser um cenário para turista ver e sim um local onde os alfacinhas possam viver. O PS e Medina pioraram todos os indicadores desde que estão à frente de Lisboa. Alguém acredita que agora vão mudar? Se querem mais quatro anos de promessas não cumpridas votem mais Medina: das promessas que fez na anterior campanha executou apenas nove das 30 medidas mais.»       (Manuel Falcão, JNegócios)

É Fácil Trocar As Palavras


É fácil trocar as palavras,
Difícil é interpretar os silêncios!
É fácil caminhar lado a lado,
Difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto,
Difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos,
Difícil é reter o calor!
É fácil sentir o amor,
Difícil é conter sua torrente!

Como é por dentro outra pessoa?
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outra pessoa, é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição
De qualquer semelhança no fundo.

(Fernando Pessoa)