sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde

DIXIT

DIXIT - “Parte da nossa esquerda abandonou a luta social em nome das modas fracturantes, deixando os milhões de portugueses pobres excluídos e explorados fora de moda “ - José Pacheco Pereira (via falcão, ER)

A Frase (8)

O perigo do politicamente correto e a ditadura das minorias - O respeito pelas diferenças não deve ser confundido com a imposição de um conjunto rígido de regras que sufocam o discurso. (Alberto Veronesi, OBSR)

 Nos últimos tempos, o avanço do politicamente correto tornou-se um ponto de tensão na sociedade contemporânea. Enquanto o respeito mútuo é vital para a convivência pacífica, a imposição de um padrão estrito de linguagem e comportamento, em nome do politicamente correto, tem levantado sérias preocupações sobre a liberdade de expressão. O dilema agrava-se quando as mesmas minorias que reivindicam liberdade para si são as primeiras a censurar aqueles que discordam delas.

A ideia original por trás do politicamente correto era estabelecer um ambiente inclusivo, respeitador e não ofensivo. Contudo, quando essa abordagem se transforma numa ditadura, sufocando opiniões divergentes, a questão passa a ser mais profunda do que meramente garantir o respeito.

As minorias, que há tempos lutaram pelos seus direitos e visibilidade na sociedade, agora parecem estar a querer ditar as regras do jogo. Essa situação torna-se problemática quando essas mesmas minorias, na procura de um espaço seguro e protegido, reagem de forma agressiva contra qualquer visão que não se alinhe com as suas.

Guerra No Médio Oriente

EUA e Reino Unido lançam ataques contra os Houthis. Rebeldes dizem que estão a ser alvo de ataques dos "inimigos"

É a primeira resposta militar dos EUA contra os Houthis, após uma campanha de ataques com drones e mísseis a navios comerciais, desde o início da guerra em Israel "Deixámos claro que haverá consequências": EUA e Reino Unido repeliram o maior ataque dos Houthis no Mar Vermelho

Rishi Sunak deu 'luz verde' a operação militar conjunta com os EUA contra os Houthis