- Portugueses que regressarem a França não terão de cumprir quarentena
- Células estaminais podem ser esperança na cura da Covid. E já há um medicamento experimental em Portugal
- "Voltar à normalidade não quer dizer relaxamento", diz secretário de Estado da Saúde
- Ensino Superior tem de usar pandemia como "oportunidade para inovar", diz ministro
- Boletim DGS. Casos internados sobem pela primeira vez numa semana, maior aumento diário de mortes acima dos 80 anos desde abril
- Donos da SIC e da TVI levam quase 7 dos 11,2 milhões de euros de apoio aos media nacionais
- Há mil maneiras de fazer bacalhau. E outras mil para receber dinheiro europeu: "Há vários se's por esclarecer"
- As Nações Unidas não têm mais nada com que se preocupar que o politicamente correcto?
- Madeira substitui quarentena obrigatória por realização de teste à chegada a partir de julho
- Acha que (ainda) não pode ir a banhos? Este e outros pequenos desconfinamentos que já pode fazer
- Direção do PS considera "inaceitáveis" críticas de Ana Gomes sobre falta de democracia interna
- Igreja de Braga investiga duas queixas de abusos sexuais sobre menores
- Mais de 460 enfermeiros em isolamento sem teste, indica Ordem
- António Saraiva: “Só mil milhões dos 6,2 mil milhões foram contratualizados. Não se compreende”
- Pedro Nuno Santos e a TAP: “O Estado não pode ser capturado, não podemos ceder a chantagem”
- Quase todos os portugueses querem manter teletrabalho pelo menos um dia por semana, conclui estudo
- Lisboa ultrapassou a fasquia dos dois mil casos de Covid-19
- Parlamento regressa a três plenários semanais em junho. Prolonga trabalhos até fim de julho
- Apoios aos sócios-gerentes votados na próxima semana. PS pediu adiamento
Pesquisar neste blogue
terça-feira, 19 de maio de 2020
Notícias Ao Fim Da Tarde
Covid-19: Situação Em Portugal Hoje Terça-feira (19-5)

1.247 vítimas mortais (+16 mortes nas últimas 24 horas)
298.501 casos suspeitos
2.349 aguardam os resultados das análises laboratoriais
266.720 casos não confirmados
25.487 encontram-se sob vigilância das autoridades de saúde.
629 internados
101 estão em Unidades e Cuidados Intensivos (UCI)
6.431 casos recuperados
16.472 casos registados no Norte, 3.644 no Centro, 8.490 em Lisboa, 356 no Algarve, 135 casos na Região Autónoma dos Açores, 90 na Região Autónoma da Madeira e 245 casos no Alentejo.
Do total de 1.247 mortes, 707 foram no Norte, 227 no Centro, 282 em Lisboa e Vale do Tejo, 15 no Algarve, 15 nos Açores, uma no Alentejo, não se registando nenhuma na Madeira.
Lisboa é o concelho com mais casos confirmados, totalizando 2.018, seguindo-lhe Vila Nova de Gaia com 1.510 e o Porto com 1.326. Matosinhos com 1.242, Braga com 1.173 e Gondomar com 1.058. Maia com 913, Sintra com 899, Valongo com 746 e Ovar com 642.
Guimarães verificou ainda um aumento de casos, tendo atualmente 682, enquanto Coimbra soma 572 e Amadora tem 568. Loures conta com 656, Cascais conta com 479 e Santa Maria da Feira regista 454 casos confirmados. O número de casos importados fixou-se num total de 770.
Portugal Não É Um País É Um Milagre. Vamos Aos Factos ...
Vamos então a factos. Portugal está em antepenúltimo lugar em PIB per capita da zona euro, antepenúltima posição na produtividade do trabalho, e temos a 3.º maior dívida externa líquida em % do PIB.Portugal é um dos países mais pobres, mais devedores e dependentes do exterior, menos escolarizados, menos inovadores, e com um dos sistemas de justiça mais ineficazes da zona Euro.
Desculpem lá estragar a vossa trip, e acabar com o efeito delirante desses alucinogénios que os políticos no activo parecem ter tomado e administrado ao país. Quem veja as notícias do amor livre (ou será poliamor?) do primeiro-ministro com o BFF Jerónimo e com o Presidente da República, da indolência da paz e amor de Rui Rio, e dos delírios psicóticos de boa parte da direita (às vezes as drogas batem mal…), deve achar-se em Woodstock no Verão de 69; infelizmente sem a música do Jimmy Hendrix.
Vamos a factos, e se me permitem, usando a zona euro como referência, não vá alguém, num excesso de autoindulgência, achar que nos devíamos comparar com outro bloco qualquer (bloco não era piada).
Portugal está em antepenúltimo lugar em PIB per capita da zona euro, apenas melhor que a Grécia e a Letónia. Em 1995 estávamos melhor que Malta, que a Lituânia, que a Letónia, que a Estónia, que a Eslováquia e que a Eslovénia. Piorámos. Já em valor de remuneração média de trabalhadores por conta de outrem só a Letónia está pior que nós.
Estamos na antepenúltima posição na produtividade do trabalho, por hora de trabalho, apenas melhor que a Grécia e a Letónia. E temos a 3.º maior dívida externa líquida em % do PIB (84,7%), apenas melhor que o Chipre e a Grécia.
Na educação somos o 4.º país com maior taxa de abandono escolar precoce (10,7%). E no que toca a população com o ensino superior em % da população entre os 25 – 64 anos estamos em antepenúltimo lugar (com 26,1%); apenas melhor que a Eslováquia e a Itália.
Na Justiça somos o 4.º país com maior taxa de congestão dos tribunais de 1.º instância de processos criminais (71,2%). No índice de percepção da corrupção estamos abaixo de meio da tabela da zona euro, com uma pontuação (62) mais próxima do Burkina Faso (40) que da Finlândia (86), que ocupa do primeiro lugar da zona euro e o terceiro a nível mundial.
No que toca a dotações orçamentais públicas para investigação e desenvolvimento (I&D) em % do PIB temos 0,3% (2018), pior que em 1995 quando tínhamos 0,4%; 14.º lugar em 19.
Em síntese, Portugal tem problemas estruturais do ponto de vista da produtividade, da criação de riqueza, e da competitividade. Tem problemas crónicos de endividamento externo. Apesar das melhorias do último meio século continua com problemas para debelar do ponto de vista da educação. E tem um sistema de justiça anquilosado, para não dizer outra coisa.
Portugal, enfiado em casa e de cabeça de fora para ver se já pode sair, assiste a crises governativas, ao lançamento de candidaturas presidenciais, à abertura de creches mal preparadas, a manifestações do 1.º de Maio com transporte patrocinado por câmaras comunistas – isto num fim-de-semana em que não se pôde visitar o familiar que vive no concelho vizinho – e à possibilidade da Festa do Avante! se realizar ao arrepio de todas as outras restrições impostas a toda gente.
E perante isto, eu cedo. As comparações que fiz acima são injustas, porque só se aplicam a países. E Portugal não é um país, é um milagre.
Pedro Gomes Sanches, OBSR
Nota: Nem mais, 'Está Tudo Dito'
Ainda Falta Aprender Quase Tudo ...

ainda falta descobrir a serenidade
ainda falta dominar a ansiedade
e aprender a esperar
ainda me falta pacificar
deixando o coração ficar mudo
ainda falta aprender quase tudo
(AD)
Subscrever:
Comentários (Atom)
