sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde


A Frase (270)

Qualquer pessoa atenta ficará certamente preocupada. Contudo, a preocupação não precisa de levar ao desespero. A esperança depende, como sempre, de virtudes humanas como sabedoria, moderação, humildade e paciência. 

Para restaurar o otimismo no próximo ano, várias condições devem ser satisfeitas: os EUA devem manter o rumo na Ucrânia, que deve repelir os invasores russos; Israel deve esmagar o Hamas sem cair na armadilha de reocupar Gaza; A Europa deve comprometer-se com a autodefesa; A China deve afastar-se do seu instável Estado cliente russo; e potências emergentes como a Índia, o Brasil e a África do Sul devem abandonar o equívoco moral.  (Michael Ignatieff, DN)

O resto de nós, cidadãos observadores e empenhados, devemos reafirmar a nossa fé na capacidade humana. Os indivíduos são importantes. Não somos peões num grande jogo de xadrez histórico. As escolhas de liderança que fazemos podem moldar a vida de milhões de pessoas para melhor ou para pior. Quando os cidadãos dos EUA forem às urnas em Novembro próximo, os seus votos poderão alterar o curso da história. Resta-nos esperar que eles escolham com sabedoria.  (ler aqui texto completo)

É A Tua Hora , Adeus Ano Velho !

 
É a tua hora, bravo mas preocupante velho ano que chega ao fim. Nós seguimos daqui, curiosos quanto ao que virá, por vezes gratos outras receosos pelo que passou. Agradecidos por conta ou apesar dos doze meses que nos deste um depois do outro, cumprindo o calendário combinado.

Para muitos de nós, foste um tempo severo, duro, violento. Esses te querem longe. Outros terão saudade de teus dias longos, teus escândalos, teus instantes insanos e tuas horas mansas, teus encontros e desencontros, tuas angústias e esperanças – esses te guardarão na lembrança com carinho.

Acontece é que agora, tanto para quem te quer distância quanto aos que te encerram afeto, é tempo de despedida. Adeus, ano velho! Vai-te adiante, reencontrar tuas horas, teus dias, tuas semanas e teus meses numa só lembrança.   

(André J Gomes, Adaptação )