quarta-feira, 2 de julho de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

Dois Países Com Um Passado Industrial Em Grande Mudança Confrontam-se Com Dois Outros

 Dois países com um passado industrial em grande mudança confrontam-se com dois outros, EUA e China, que correm em sentidos opostos e com factores competitivos diversos. A China com os BRICS e o Sul Global em grande disputa com o Ocidente na perspectiva de colocar as instituições mundiais como a ONU, FMI… a funcionarem mais em consonância com os seus interesses e os EUA numa deriva anti-multilateralismo e anti China, apostando numa nova ordem mundial conforme a esta filosofia de Trump.

Quem terá mais sucesso a prazo?! Quem está a percorrer caminho com a bússola mais calibrada?! São as grandes interrogações. O Planeta atravessa uma fase (por quanto tempo!) confusa, de elevado risco, difícil de antecipar. No curto prazo, venceu a indústria da guerra.

eu a indústria da guerra.   (João Abel de Freitas, J Económico)

A Frase (162)

O facto de a demissão da direção de informação da estação pública de televisão estar a ser devidamente escrutinada não só é normal como desejável numa democracia. Significa que as instituições funcionam e estão a fazer o seu trabalho. Dito isto, a mudança da direção é uma boa oportunidade para debater que televisão pública queremos.     (Filipe Alves, DN)

 A RTP é necessária porque faz aquilo que os privados não fazem. (...) A RTP tem meios humanos e técnicos para poder acompanhar temas que os privados não acompanham, tanto na televisão (RTP1, RTP2 e RTP3), como na rádio (Antena 1). (...)

Se a RTP não existisse uma grande parte do que acontece no país real deixaria simplesmente de ter cobertura jornalística. Não tenhamos ilusões: este vazio não seria preenchido pelos privados, nem pela Lusa ou pelos jornais nacionais, regionais e locais que ainda resistem. 

O facto de a RTP ter meios que mais ninguém tem só aumenta a sua responsabilidade. E aqui está um dos grandes calcanhares de Aquiles da RTP, que são os resultados do seu canal de informação.

Noite


A noite, com sua
partitura de mistérios
faz música.

Fecho os olhos
e ouço o som
do universo
como se fosse
um zumbido
de anseios e luz.

Caminho sobre
a linha invisível
dos desejos.

(Roseana Murray)