Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Sr. Contente Diga À Gente Como Vai... O Desenvolvimento


... E Condições de Vida dos Portugueses?

O documento do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) quantifica as condições de vida de 182 países a partir de critérios como a educação, a esperança de vida e factores económicos como a repartição da riqueza.

A Noruega consegue a melhor média, com uma esperança de vida de 80.5 anos, 0% de analfabetismo e uma riqueza per capita de 36.560 euros.

No extremo oposto está o Níger, onde cada bebé que nasce conta viver apenas 50 anos num país com uma taxa de literacia adulta a não chegar aos 30% e com a riqueza nacional per capita a não ultrapassar os 430 euros.

Portugal continua com lugar garantido no grupo dos países com melhor qualidade de vida, mas a descer e a evoluir menos que as nações do Leste europeu e do Médio Oriente. O Qatar robou o 33.º lugar a Portugal, que ocupa agora a 34.ª posição.

Os portugueses contam com uma riqueza nacional de 15.576 euros per capita, a mais baixa dos países altamente desenvolvidos, à excepção de Barbados. Portugal é compensado por elevados índices de educação e por uma esperança de vida de 78.6 anos.

A Crise é Mundial , mas o que é um facto é que Portugal tem vindo a descer numa série de parâmetros . Porquê? Se o Governo afirma que tem feito tudo bem, que são os melhores , que pela primeira vez fizeram isto aquilo e mais não sei quanto, e os portugueses pelos vistos continuam a confiar nesta liderança . Bom , o pior vai ser quando acordarem desta anestesia ou adormecimento por palavras vãs , imagem fortemente ensaiada e optimizada pelas técnicas de convencimento . Esperemos não ser demasiado tarde e que não continuemos a regredir por muito tempo mais.



Nobel da Medicina - Enzima Protege Cromossomas

Elizabeth Blackburn, Carol Greider e Jack Szostak são os três cientistas norte-americanos vencedores do Prémio Nobel da Medicina de 2009, pela descoberta “de como os cromossomas são protegidos pelos telómeros e pela enzima telomerase.”

Dito assim, há pouco que se perceba de imediato. Mas o trabalho destes cientistas foi fundamental para compreender o envelhecimento e os erros na divisão celular e na cópia dos nossos genes, de cada vez que a célula se divide, no processo de crescimento – ou de envelhecimento.

Os telómeros são como que as capas dos atacadores dos sapatos, que os impedem de se irem desfiando e desfazendo. Fazem o mesmo aos cromossomas, os aglomerados de material genético que se agrupam em pares, um herdado do pai, outro herdado da mãe, dentro das nossas células.

Mas os telómeros vão diminuindo, a cada divisão celular, e é a enzima telomerase que controla a sua actividade, que os constrói. Se a enzima diminui, a protecção dos cromossomas diminui também, e começam a ficar mais sensíveis à degradação.

Esta foi a descoberta de ciência fundamental feita por estes três cientistas, e que tem importantes efeitos para a saúde. As células do cancro, imortais, têm uma altíssima actividade da telomerase, por exemplo. Mas talvez se aprendermos a controlar essa enzima de forma favorável, possamos adiar o envelhecimento – ou adiar doenças relacionadas com o progressivo mal funcionamento da divisão celular.


Começar Sempre

«A única alegria neste mundo é a de começar. É belo viver, porque viver é começar, sempre, a cada instante. Quando esta sensação desapaece - prisão, doença, hábito, estupidez - deseja-se morrer.»

Cesare Pavese