sábado, 8 de fevereiro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

Mudamos Pouco, Afinal

Mudámos pouco, afinal. Leio a acusação do processo Tutti Frutti e encontro o mesmo tipo de comportamentos que eram regra na Monarquia Constitucional e na Primeira República: o uso e abuso da política para que os partidos do regime se possam lambuzar em cargos e negociatas. Nem sequer falta o caciquismo dos votos e uma espécie de ‘rotativismo’ nas freguesias, segundo o princípio ‘ora agora ganhas tu, ora agora ganho eu’. 

Será preciso lembrar o destino da Monarquia e da República? Talvez seja: um regicídio e um regime de violência e caos, no primeiro caso; uma longa ditadura, no segundo.   (João Pereira Coutinho,CM)

A Frase (37)

Torna-se evidente que a cibersegurança é, e continuará a ser, um dos maiores desafios globais. A digitalização crescente traz consigo oportunidades inegáveis, mas também uma responsabilidade acrescida para governos, empresas e indivíduos.     (Jorge Monteiro, CEO da Ethiack, DN)

A vigilância constante e o investimento em inovação são imperativos, pois, no mundo digital, as vulnerabilidades não são apenas falhas técnicas – são portas abertas para o caos. O futuro da cibersegurança dependerá, portanto, de uma combinação de tecnologia avançada, regulamentação robusta e colaboração estratégica, para que possamos construir um ecossistema digital mais seguro e resiliente.

A Chuva Que Me Seduz ... (Soneto)

Gosto dessa chuva...dessa magia
que lenta escorre pela vidraça,
dessa terna e doce melancolia,
dessa languidez que me abraça...

Gosto desse aconchego que acaricia,
desse estranho torpor que me enlaça,
desse sentir que a chuva propicia,
dessa tepidez que o vidro embaça...

Gosto das chamas...lareira acesa,
um cálice de vinho sobre a mesa,
velas...castiçal...tudo a meia luz...

Rosas vermelhas, bela surpresa
você aqui me chamando tigresa,
ah... essa chuva e você que me seduz...

(ania)