domingo, 16 de março de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

Estas São As Frases (3)

Se está tudo a correr tão bem para quê mudar? Os desentendimentos exagerados e forçados entre o PSD e o PS, muitas vezes por fúteis motivações táticas, são um ingrediente central da degradação da política.   (Paulo Ferreira , OBSR)

O pior não está nas eleições antecipadas que vamos realizar no dia 18 de Maio. Numa democracia, as eleições funcionam muitas vezes como um fusível, o mal menor que é necessário sacrificar para manter a integridade, do sistema.

Como se viu nas últimas semanas, ambos os partidos se obrigaram ao desentendimento, mesmo quando ele era facilmente ultrapassável mantendo o essencial: o governo em funções e um completo esclarecimento das dúvidas que ainda possam recair sobre o primeiro-ministro.

Esta prática de acentuar divergências e de as ampliar artificialmente acontece, muitas vezes, por meras razões táticas que se prendem com a narrativa da próxima semana. Não é nova e, há poucos meses, assistimos a isso nas negociações para o Orçamento do Estado quando se discutia uma redução pífia do IRC ou a descida do IRS para os jovens.

Não devíamos ter ido para eleições porque as instituições existem por alguma razão. Mas se vamos, é conveniente que os próximos dois meses sejam para discutir o país que queremos.     (André Abrantes Amaral,OBSR)

É por estes motivos que as eleições que se aproximam não se podem limitar a um plebiscito ao Primeiro-Ministro. Há muito mais em causa que é muitíssimo mais importante que os interesses profissionais de Luís Montenegro. Assim, as próximas legislativas devem ser para se apresentar propostas, se discutir política.

Obsessão ...


Temos que tomar muito cuidado
para o que querer não se
torne uma obsessão, isso só
dificulta as coisas. Quando
estamos obcecados por algo ou
alguém, ficamos cegos e
burros

(GP)