Pesquisar neste blogue

domingo, 12 de setembro de 2010

As Sete Maravilhas


Dos Açores foram eleitas a Lagoa das 7 Cidades e a Paisagem vulcânica da Ilha do Pico. A representar a Madeira, foi escolhida a Floresta Laurissilva, e no continente brilharam o Portinho da Arrábida, as Grutas de Mira de Aire, a Ria Formosa e o Parque Nacional da Peneda-Gerês

Esta É A Frase

«Depois de tantas imagens negativas e dramáticas que nos últimos tempos nos entraram pela casa através das televisões, bem merecíamos que a alegria de milhares de crianças, que nestes dias estão de regresso às escolas, fosse bem mais mediatizada, propiciando-nos momentos de felicidade e esperança no futuro! Não nos mostrem só ministros e obras! Basta de "propaganda"! Façam-nos chegar, isso sim, muitas imagens e entrevistas com crianças e jovens, também eles (e sobretudo eles) merecedores de protagonismo! Falidos nas contas públicas, saibamos, ao menos, preservar e defender o maior património da Nação: as crianças e jovens que têm o direito de nos exigir um presente e um futuro que não frustrem as suas legítimas expectativas de felicidade»

Pe.José Maia

Desemprego: Fundos Devolvidos

Portugal só usou 25 por cento das verbas de Bruxelas para os desempregados de sectores em crise. Perto de 75 por cento, ou seja, 2,4 milhões, foram devolvidos. A burocracia é a principal causa das perdas.

Não se percebe muito bem a razão da inutilização de 2,4 milhões quando há cada vez mais desempregados em Portugal. Será que as inaugurações constantes em que o Governo se empenha a fundo terão que ver com a falta de tempo para uma Governação eficaz ?
A continuar assim sem empenho no que realmente importa Portugal caminha para um futuro cada vez mais amargo.

Lótus A Flor


No antigo Egipto, a flor e lótus é mencionada no mito da criação do mundo ( cf. Ogdóade); ela nasceu do lodo original, e o divino criador do mundo surgiu 'como um belo jovem' do seu cálice. As suas flores, que abrem-se com o nascer do Sol e fecham-se à noite, foram associadas ao deus Sol e ao desdobramento da luz do lodo da era original mítica. Muitas pinturas parietais nas tumbas tebanas mostram as lagoas de lótus. Papiro e lótus juntos simbolizam a união das partes do reino.

A flor de lótus hindu é o mais importante símbolo para a espiritualidade e a arte dessa área cultural. A sua deusa, Padma, é de origem pré-ariana, e é associada ao campo conceptual da água e da fecundidade.

No âmbito budista, atribui-se ao lótus um significado ainda mais importante. Gautama Buda possui 'olhos de lótus, pés de lótus e coxas de lótus'. A flor de lótus também é o grande símbolo do conhecimento, que do círculo das reencarnações conduz ao 'nirvana'. A fórmula da oração tibetana ' Om mani padme hum' é traduzida por ' Om, jóia do lótus, amén'.