segunda-feira, 10 de março de 2025

O Exemplo

As eleições na Alemanha foram a 22 de fevereiro. Passadas três semanas, o líder do partido mais votado (CDU) anunciou que já tem acordo com o rival, o SPD, para novo governo. Mais: a CDU chegou a acordo com a oposição para alterar uma regra da Constituição que limita o aumento anual da dívida a 0,35% do PIB. (Camilo Louranço. JdeNegócios

Gerhard Schröder e Angela Merkel juntaram-se e negociaram um conjunto de medidas que permitiram melhorar a produtividade. Em cinco anos a Alemanha voltou para o topo.

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (66)

Um dos maiores desafios que se colocam à Europa dos nossos dias é comunicacional. As instituições europeias e os líderes eleitos nos países que as integram persistem há décadas em discursos tecnocráticos onde os processos se sobrepõem aos ideais. A construção europeia transformou-se numa sonolenta pilha burocrática.

Trump 2.0 lança um novo desafio comunicacional à Europa. O presidente norte-americano personifica um acidente no IC19: quanto mais chocante for, mais difícil se torna desviar o olhar.

O impacto provocado pelos ataques de J.D. Vance a Volodymyr Zelensky na sala Oval pode ser o rastilho que faltava para que parte da Europa democrática se volte a unir institucionalmente.


Mas fica a faltar uma revolução comunicacional, que prepare e mobilize os cidadãos europeus para os novos sacrifícios que se avizinham. (excertos do texto de Duarte Vilaça, ECO)

Mar De Dentro

(...) Ali posso ficar mais tempo quieta, tentando compreender o que é um mar. Escutando, contemplando ou mergulhando nele, ou observando-o do alto dos morros quando se revolve e arfa, aprendendo que o mar não é apenas movimento e rumor. O mar, como tudo o mais - também as pessoas -, é o seu próprio escondido que à noite chega à superfície, procurando não se sabe o quê, talvez buscando apenas quem o escute e entenda.       (Lya Luft)