Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Ligação Entre Os Pesticidas E A Doença De Parkinson


Já há vários anos, que uma equipa da Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA) tem traçado as ligações entre os pesticidas e a Doença de Parkinson.
Até o momento, haviam sido encontradas ligações entre os pesticidas paraquat, maneb e zirame e um aumento na incidência de Parkinson.
Os dados revelam que esses agrotóxicos afectam não apenas os trabalhadores rurais, mas também indivíduos que vivem nas proximidades das lavouras onde eles são aspergidos.

Agora, a equipe descobriu que outro pesticida - o fungicida benomil - pode aumentar o risco de Parkinson até 10 anos depois de ter sido aplicado.
E, o que é mais preocupante, a cadeia de eventos disparada pelo benomil pode afectar pessoas com Parkinson que nunca foram directamente expostas ao pesticida.

O Debate É Necessário E Tem De Envolver Todos ...

... Disso Depende A Viabilidade Do Próprio País

A maioria parlamentar quer criar uma comissão que acompanhe os trabalhos para a reforma do Estado.

Participar nesta comissão pode ser o mais perto que vão estar nos próximos tempos de interferir numa verdadeira refundação do Estado. E esse é um trabalho a que não se devem esquivar, depois de tantas críticas, ataques e sugestões de mudanças. É óbvio que, onde uns vêem cooperação voluntária, outros vêem cumplicidade forçada.


Seja qual for a opção, uma coisa é certa:

O debate é necessário e tem de envolver todos, porque disso depende a viabilidade do próprio país.

Ao Governo exige-se responsabilidade neste debate, mas não se pode pedir menos a quem é chamado para se envolver nesta discussão. 

A comissão pode ser eventual, mas a sustentabilidade do Estado não é. 

Fonte: DE,Editorial