Pesquisar neste blogue

sábado, 23 de junho de 2012

Panaceia Ou Realidade?


O nível da subida da água do mar é muito maior que o previsto. E não é preciso ser um expert para o confirmar, basta olhar mesmo que seja de relance para as nossa praias para verificar que aos poucos os nossos areais vão sendo 'comidos' pelo mar. É verdade, que as grandes tempestades ainda não chegaram, mas os pequenos tornados localizados não são uma panaceia, assim como a erosão da nossa costa.


Um estudo publicado sexta-feira, 22 Junho pelo Conselho Nacional de Pesquisa norte-americana, refere que a subida do nível do mar devido ao aquecimento global pode ser duas a três vezes maior do que era esperado para este século

Os especialistas olharam as estimativas da ONU e actualizaram com novos dados sobre o estado da camada de gelo, cujo derretimento seria responsável pela aceleração do aumento do nível do mar. O estudo, prevê um aumento de água ao redor do globo, variando de 8 a 23 cm até 2030, em comparação com o nível de 2000, de 18 a 48 centímetros até 2050, e 50 cm a 1,40 m em 2100.
A última estimativa é muito maior do que a sugerida pelo Painel da ONU sobre Mudança do Clima Mudanças Climáticas (IPCC) no seu relatório de 2007.
Consequências: Com o aumento do nível do mar, espera-se um aumento de tempestades com poder extremo e de maior duração, e ondas maiores, o que aumenta o risco de inundação, erosão costeira e perda de zonas húmidas " , destacou Robert Dalrymple , presidente do comité de peritos, e Willard Hackerman Professor de Engenharia Civil da Universidade Johns Hopkins (Maryland), co-autores deste estudo.(aqui)

Ninguém Sabe ...

Ninguém sabe realmente aonde tudo isto nos está a conduzir. Estamos num comboio que aumenta constantemente de velocidade ao descer por uma via com inúmeros desvios para destinos desconhecidos. Parece estar muita gente na máquina, mas não têm muita noção do seu funcionamento e talvez estejam demónios nas agulhas. A maior parte da sociedade encontra-se no furgão, a olhar para trás.

Nota: texto escrito a partir de uma frase de Ralph Lapp

Acordo / Desacordo

A maioria das pessoas só se convencem de ter razão depois que outras pessoas concordam com elas. Mas alguns de nós não achamos nada mais perturbador do que as nossas próprias palavras ditas por outros.

Walter Kaufmann