Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (257)

 A esquerda é contra a natureza humana tanto na competição como na cooperação. (Filipe Simões de Almeida, OBSR)

No artigo “O politicómetro explica o maior embuste da política”, referi que a esmagadora maioria dos meios de comunicação colaborou activamente ao longo de séculos com as correntes políticas de esquerda, para criar o embuste de classificar as políticas defendidas pelos partidos de esquerda como “boas” e classificar as políticas defendidas pelos partidos de direita como “más”.

Por coincidência, foi divulgada recentemente a deturpação feita pela BBC aos discursos do presidente dos EUA, que ilustra inequivocamente o colaboracionismo da BBC com a esquerda. O que ainda não se sabe generalizadamente é que a BBC (e não só) deturpa sistematicamente em favor da esquerda, como refere Alberto Gonçalves no artigo “O rigor mortis da BBC”, revelando apenas a ponta do iceberg.

Esse embuste assenta numa questão ainda mais profunda, que é o facto da esquerda ser contra os dois instintos básicos da natureza humana, a competição e a cooperação.

Está na natureza de qualquer ser vivo, vegetal ou animal, competir para sobreviver. A competição é o instinto mais básico de todos. Competimos para sobreviver ao lutar por alimentação (em geral, recursos) e ao lutar por integridade física (em geral, segurança, nuns casos defendendo e noutros atacando). (...)

Com a evolução da espécie humana, tal como na generalidade dos seres vivos, foi sobressaindo outro instinto, o da cooperação, que é o segundo instinto mais básico.

Esses dois instintos básicos – competição e cooperação – coincidem com os dois eixos de aglutinação das políticas que referi nos meus artigos anteriores sobre o politicómetro: O eixo da economia está relacionado com a competição.
O eixo da convivência está relacionado com a cooperação. (...)

Como é que as correntes políticas de esquerda olham para isto? São contra!

No eixo da economia, são contra o instinto básico da competição, que corresponde ao primado do individual.

No eixo da convivência, são contra o instinto básico da cooperação, que corresponde ao primado do colectivo.

Ou seja, a esquerda é contra a natureza humana tanto na competição como na cooperação. (ler texto na íntegra)

Eleições Presidenciais

Sondagem: Mendes e Gouveia e Melo à frente em empate técnico. Seguro próximo de Ventura. Cotrim entra nos "grandes"

Sondagem: portugueses não querem crises. Próximo Presidente não deve travar um governo com Chega nem dissolver AR se Orçamento chumbar

Falaram-me Os Homens Em Humanidade


Falaram-me os homens em humanidade,
Mas eu nunca vi homens nem vi humanidade.
Vi vários homens assombrosamente diferentes entre si.
Cada um separado do outro por um espaço sem homens.

(Alberto Caeiro,"Fragmentos"
Heterónimo de Fernando Pessoa)