domingo, 12 de janeiro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (12)

O poder norte-americano depende da confiabilidade dos seus aliados no aliado maior, por forma a estes não recearem o ‘abraço do urso’. A visão de Trump é mais próxima da utilizada numa negociação de ‘soma zero’ do que numa relação de cooperação para ganhos mútuos, conforme a das últimas sete décadas.      (Francisco Gonçalves, SOL)

A degradação da confiança entre os membros aliança é, pois, a degradação da mesma e condena, no limite, a prossecução do próprio interesse nacional.

As declarações infelizes do presidente eleito Donald Trump sobre uma possível anexação do Canadá e da Groenlândia (território dinamarquês, membro fundador da OTAN) e retoma do controlo do Canal do Panamá enquadram-se no espírito das declarações anteriores, indo, porém, mais longe do que alguma vez um chefe de estado norte-americanos terá ido neste tipo de retórica.

A Esperança

Num mundo cada vez mais catastrófico a todos os níveis, só mesmo a esperança para nos acalentar.

Diz-se que há sempre “uma luz ao fundo do túnel”. Esta crença emocional reflete-se em modos de vida, manifestando-se em maneiras de ser, estar e agir.

A origem da própria palavra “esperança” vem do latim “spes” que significa confiança em algo positivo.
Um dos princípios do Reiki, essa energia universal disponível para todos, rege-se por um desses princípios – “Só por hoje, eu confio”.

Acreditar que tudo o que nos acontece é fruto dos nossos pensamentos e ações deveria ser a base dessa confiança no Universo e em nós mesmos como partes do mesmo.

Não confundir esperança com expetativa. Esta última é baseada em promessas ou probabilidades infundadas e geralmente resulta em falhanços.

A mitologia grega e egípcia oferece-nos uma simbologia forte e marcante relativa à definição deste conceito. A Fénix é uma ave mitológica que é capaz de renascer das próprias cinzas, após completar o seu ciclo de vida de quinhentos anos. Fica, assim, associada esta imagem ao poder do renascimento em cada um de nós, mesmo após a própria morte.

A esperança está aliada à aspiração da felicidade existente no coração de cada um. Quem a perde, perde o sentido da vida. O contrário é o desespero que pode corroer para sempre o ser humano.

Ela é a vacina contra o vírus do desespero e desânimo que facilmente se apoderam dos nossos dias. Apoiando-nos nela seremos menos egoístas e poderemos contribuir, cada um com a sua parte, para um mundo melhor.

A sua perda torna os dias mais cinzentos e vazios, sem sabor, endurece os sentimentos e enfraquece as relações.

Num único dia podemos viajar da esperança ao desespero e vice-versa.

Cabe-nos não perder a capacidade de sonhar, acreditar e confiar. Lutar e nunca desistir, deixando-nos de ilusões, falsas e infundadas promessas.

Não desanimemos perante os obstáculos e desafios do dia a dia.

Sonhemos e concretizemos um mundo melhor para todos.


(Ondina Gaspar)