Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Faculdade De Medicina Do Porto Vai Iniciar Um Projecto Pioneiro Na Cura Da Dermatite Atópica

A ideia de criar roupa que pudesse ajudar no tratamento da dermatite atópica surgiu em 2007, tendo envolvido numa primeira fase o Serviço e Laboratório de Imunologia da FMUP, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, o Centro de Nanotecnologia e Materiais Inteligentes, o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal e a Faculdade de Farmácia do Porto.
No decurso de desenvolvimento deste projecto inovador foi criado um tecido de algodão orgânico especial, impregnado de quitosano, um componente antimicrobiano e cicratizante utilizado ainda em tratamentos de queimaduras e feridas cirúrgicas.
Os têxteis biofuncionais (matérias que actuam biologicamente na pele humana) são um área inovadora da Medicina. Um 'pijama curativo' a utilizar no estudo foi desenvolvido pela Crispim e Abreu, uma empresa têxtil de Guimarães. A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUO) vai iniciar um projeto pioneiro, intitulado "2nd Dermis" (segunda pele), na cura da dermatite atópica. (pode continuar a ler aqui)

Ainda Andam Por Aí Algumas 'Vacas Sagradas'

É o velho aparelho autárquico cheio de vacas sagradas a ditar a sua vontade e a impor os seus ditames. O país está falido, as pessoas estão mais pobres, mas os senhores que controlam as máquinas partidárias do PSD e do PS continuam firmes na sua luta para gastarem o dinheiro que já não há para matar a fome e a doença a muita gente. A cereja em cima da estrumeira aconteceu quinta-feira. Os dirigentes da poderosa Associação Nacional de Municípios aterraram em S. Bento, depois de terem andado a fazer umas queixinhas em Belém, para uma importante reunião com Passos Coelho, Vítor Gaspar, o duro e austero ministro das Finanças, e Miguel Relvas, o ministro da tutela. O resultado não podia ter sido melhor para os Ruas desta terrinha e o pior possível para um governo que começa a perder autoridade. As câmaras podem manter os actuais níveis de endividamento. A redução para os 62,5 % já era. Porca miséria.
(Fonte:A.Ribeiro Ferreira Ji )


Se já é difícil suportarmos na 'pele' a austeridade que julgávamos necessária para sair do sufoco em que nos envolveram, mais difícil será compreender se começarem por aí a aparecer 'vacas sagradas' que poderão sujar o que estamos a tentar contribuir para limpar.

A Aptidão, O Querer E O Agir ...

No reino da Natureza dominam o movimento e o agir. 
No reino da liberdade dominam a aptidão e o querer. 
O movimento é perpétuo e, sendo favoráveis as circunstâncias, manifesta-se necessariamente nos fenómenos. As aptidões, desenvolvendo-se embora em correspondência com a Natureza, têm contudo que ser postas em exercício por parte da vontade para poderem elevar-se gradualmente. É por isso que nunca temos no exercício livre da vontade a mesma certeza que temos na autonomia do agir natural; este último é qualquer coisa que se produz a si mesma enquanto que o primeiro é produzido.



O exercício da vontade, para ser perfeito e eficaz, tem que se adequar: no plano moral, à consciência - a uma consciência sem erro.


Wolfgang Van Goethe