Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (264)

O país político está transformado numa dispersão de partidos sem rumo ou sentido. Sobra o sentido de sobrevivência do Governo.     (Carlos Almeida, ECO)

Um Governo e muitos Presidentes. O país político não é um, porque é muitos. É assim que o Governo passa no intervalo da política num contorcionismo entre a esquerda e a direita. Sem maioria absoluta, longe da minoria absoluta, o Governo progride sobre a inércia de um sistema distraído e apenas preocupado com o interesse de cada partido. O país político está transformado numa dispersão de partidos sem rumo ou sentido. Sobra o sentido de sobrevivência do Governo, o princípio e o fim de todo o Executivo pragmático que pretende durar sobre o vazio. E como é fundo o vazio em Portugal.(...)

Os Proto Presidentes estão apenas centrados no ego político em permanente expansão e esquecem liminarmente uma comunidade de destino que é um país politicamente organizado. Talvez porque os debates sejam a consequência de uma primeira volta que mais parece o teste legislativo que dá o verdadeiro acesso ao teste presidencial. (...)

Um Proto Presidente activista ou a revelação de um Proto Presidente inactivista. Entre o activismo e o inactivismo vai-se afirmando uma espécie de ideologia da impotência apresentada como solução para o progresso e para o desenvolvimento. O mito urbano das Presidenciais é o valor supremo e absoluto de uma magistratura de influência Independente. E o país segue dentro de momentos.(...)

Fica a ironia de um exemplo político para edificação do pensamento de todos os Proto Presidentes Independentes.

O Que Reúne E Atrai As Pessoas ?

“O que reúne e atrai as pessoas não é a semelhança ou identidade de opiniões, senão a identidade de espírito, a mesma espiritualidade ou maneira de ser e entender a vida.”

(Proust)