Pesquisar neste blogue

sábado, 24 de abril de 2010

A Ciência E.../ Ou.... Fé


A lógica da ciência saiu dos laboratórios e invadiu toda a sociedade. Muitos, aliás, até querem 'proibir' as velhas inquietações metafísicas e religiosas do homem ( alguns até querem prender o Papa).
Contra esta arrogância materialista, Steiner afirma que essas inquietações não podem ser anuladas pela ciência, porque a ciência não chega a todo o lado.A ciência não chega aonde dói. Steiner defende ainda que esta época de ateísmo científico deixa para a posteridade uma arte pobre, fria e desumanizada. em suma, um mundo exclusivamente científico, sem um pingo de inquietação religiosa, é um mundo frio, menos humano e bastante mais feio.
Fonte: Fé, Expresso

Se é verdade que em alguns pontos do globo, a inquietação religiosa está a diminuir, se a ciência aparentemente se tem imposto, penso que esta é somente uma fase (mais materialista) transitória . De um modo geral a ciência vai sempre muito mais 'à frente' do conhecimento que chega à generalidade da sociedade. Pelo que me tenho apercebido, é exactamente o contrário, quanto mais se investiga e conhece mais a ciência se aproxima da religião. Por muito que se conheça ou venha a conhecer, há e haverá sempre algo que só a fé poderá explicar.

Esta é a Frase

« O sistema político não está a funcionar bem. Estabeleceu-se um relacionamento entre a política, economia e negócios muito confuso. O Governo está nas empresas, intervém, nomeia gestores. Devemos pensar nessas coisas e 'limpar o clima', que está poluído.»

Jacinto Nunes, Economista, SOL

Teremos Um Cérebro Cientifico ?


Parece haver uma semelhança notável entre o modo como o cérebro humano determina o que está acontecendo no mundo exterior e o trabalho dos cientistas.Fazer ciência envolve a observação, formulação de uma hipótese e, a seguir, testar se essa hipótese é compatível com as observações do cientista.

Pesquisadores do Instituto Max Planck, na Alemanha, e da Universidade de Glasgow, na Escócia, demonstraram que é exactamente isso o que o cérebro faz quando visualizamos pessoas e objectos.Os cientistas basearam esta conclusão nas características das respostas no córtex visual primário. Sabe-se que o córtex visual primário é essencial para a visão e que as respostas nesta área do cérebro criam um mapa daquilo para o que a pessoa está olhando.

Agora, pela primeira vez, os pesquisadores mostraram que as imagens induzem respostas menos intensas nesta área do cérebro quando essas imagens são previsíveis.Isso implica que o cérebro não se limita a sentar e esperar que os sinais visuais cheguem. Em vez disso, ele tenta activamente prever esses sinais e, quando acerta, é recompensado por ser capaz de responder de forma mais eficiente e gastando menos energia.

Se estiver errado, serão necessárias respostas maciças para descobrir o que está errado e tornar-se capaz de fazer melhores previsões.

Uma implicação deste estudo é que, quando você entra no escritório e vê na mesa aquele colega que tem a irritante mania de chegar sempre antes de você, isto exigirá um esforço mínimo do seu cérebro porque esta é uma cena comum e previsível.

Mas se quem estiver na cadeira for, de forma totalmente inesperada, a sua sogra, por exemplo, isso quase faria o seu cérebro entrar em parafuso.

Isto sugere, afirmam os pesquisadores, que a principal função do cérebro, semelhante à de um cientista, é o de gerar hipóteses sobre o que está acontecendo no mundo exterior.

O estudo, publicado no Journal of Neuroscience, representa um avanço significativo na compreensão de como o cérebro dá suporte à percepção visual.

Uma implicação importante deste estudo é que a percepção visual depende de uma geração activa das previsões, o que contrasta com a visão clássica de que a percepção visual decorreria principalmente de uma cascata de respostas quase passivas aos sinais visuais que se espalham pelo cérebro.

Mais pesquisas serão ainda necessárias para determinar se realmente cada um de nós leva consigo um pequeno cientista dentro da cabeça.

Mas a ideia de um "cérebro científico" está a espalhar-se rapidamente por toda a comunidade das neurociências e oferece uma nova abordagem para decifrar como o órgão mais complexo do corpo humano funciona. Fonte:DS

Não sei se teremos um cérebro cientifico, ou se pelo contrário a utilização do método cientifico foi uma consequência do pensamento de homens com aptidão especial de utilização do seu cérebro e consequente visão para utilizar a sua intuição na aplicação da mesma.


Angústia

Tortura do pensar! Triste lamento!
Quem nos dera calar a tua voz!
Quem nos dera cá dentro, muito a sós,
Estrangular a hidra num momento!

E não se quer pensar! ... e o pensamento
Sempre a morder-nos bem, dentro de nós ...
Querer apagar no céu – ó sonho atroz! –
O brilho duma estrela, com o vento! ...

E não se apaga, não ... nada se apaga!
Vem sempre rastejando como a vaga ...
Vem sempre perguntando: “O que te resta? ...”

Ah! não ser mais que o vago, o infinito!
Ser pedaço de gelo, ser granito,
Ser rugido de tigre na floresta!

Florbela Espanca,"Livro de Mágoas

Será Mesmo Verdade?

O Presidente da República deverá vetar o diploma do casamento homossexual, avança esta sexta-feira da Rádio Renascença. O veto está guardado para o final da visita do Papa Bento XVI a Portugal.

De acordo com a Renascença, Cavaco Silva deverá tomar a sua decisão após a visita de Bento XVI a Portugal. Nos termos da Constituição, a decisão do Presidente tem de ser tomada 20 dias após a publicação em Diário da República do acórdão do TC, período de tempo que ainda não foi cumprido.

Recorde-se que o Tribunal Constitucional decidiu-se pela validade do diploma aprovado na Assembleia da República.

SOL