
Isabel Alçada, antecipa-se à discussão com os partidos da oposição no Parlamento, e inicia uma Ronda Negocial sobre Carreira e Avaliação dos Professores, já na próxima terça-feira.

O grupo de autarcas diz «Não temos pressa em substituir a actual líder. Temos pressa é em que o partido encontre um caminho estratégico organizado, para lá de 2011. Depois há-de discutir-se a liderança».
Participaram na reunião de hoje os presidentes de câmara da Covilhã, Mafra, Portalegre, Cantanhede, Arganil, Almeida, Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo e Penalva do Castelo. Para o encontro de dia 21, em Cantanhede, os autarcas esperaram que o leque de participantes «seja alargado».
O encontro partiu de convites de Carlos Pinto «a um conjunto de autarcas amigos».
Diz não temer divisões a partir desta reunião. «O partido dividir-se-à é se ficar quieto e calado», concluiu.

O geneticista Agostinho Antunes aconselhou os donos dos animais domésticos a colocá-los de quarentena se suspeitarem que contraíram a gripe A H1N1. Parece ser uma situação rara, mas é necessário estar atento, noticia a Lusa este sábado.
Esta semana foi detectado o primeiro caso do vírus H1N1 num gato, de 13 anos, que foi tratado na Universidade Estatal de Medicina Veterinária de Iowa, Estados Unidos. O vírus foi também identificado em dois furões.
«No caso do H1N1, não havia até agora nenhum caso reportado do aparecimento do vírus em animais domésticos muito próximos do homem, nomeadamente o cão ou o gato», sublinhou.
O gato apresentava sintomas semelhantes ao da gripe: «Estava um pouco abatido, tinha algumas dificuldades respiratórias, pouca actividade e perdeu o apetite».
O caso ocorreu nos Estados Unidos, o gato estava em contacto com pessoas doentes, justificou.
O geneticista adiantou que é preciso evitar que os gatos infectados transmitam o vírus a outros felinos. Para isso, os donos devem evitar que o animal vá para o exterior se suspeitarem que está doente.
O especialista referiu ainda que estão sempre a surgir novas doenças e que é importante haver condições de higiene e quarentena para evitar a transmissão de doenças infecciosas e investigar a evolução dos vírus, «organismos que têm uma capacidade de mutação muito grande e de incorporação de material de diferentes tipos de vírus».
Fonte:TVI

