Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Os Neandertais Cozinhavam Eram Vaidosos E Sensíveis

Em 2010 foram acrescentadas dezenas de páginas à pré-história. Algumas das quais uma surpresa sobre uma população que até aqui se pensava ser intelectualmente inferior. Para os investigadores, não sobram dúvidas de que os Neandertais seriam da mesma espécie que o homem moderno, o homo sapiens, apenas de raça diferente. Um exemplo: cozinhavam vegetais e usavam colares de conchas. Por perceber estarão outros detalhes do quotidiano - em parte por falta de financiamento, afirma ao i o especialista português João Zilhão.

Depois do genoma, novas escavações parecem ser a melhor porta para o passado. "Na Península Ibérica só conhecemos uma pontinha do icebergue", diz o investigador. Em Portugal a situação é catastrófica: "Não há financiamento. Ou descobre-se por acaso ou então quando há obras públicas." Os vestígios serão abundantes. "Se pensarmos no mundo de há 50 mil anos, viveriam na Península Ibérica metade dos habitantes da Europa. De Paris para cima era tudo gelo."

Esta É A Frase

Compreende-se o delírio (...) : nunca deixou de viver do passado. Manuel Alegre marcha para que a sua candidatura não morra na praia. É defensável. Cumpriu os objectivos para José Sócrates: calou durante uns preciosos meses o BE. Mas, é claro, Sócrates não quer Alegre em Belém. Prefere um alvo que possa servir como desculpa para os seus falhanços. Não há drama. Alegre vive na ilusão. Deixemo-lo viver assim.

Fernando Sobral,JNegócios

Também Eles Já Não Vão Em Juras ...

O primeiro-ministro, José Sócrates, telefonou à chanceler alemã Ângela Merkel a pedir ajuda "desesperada" à Alemanha, noticia hoje o jornal The Guardian ".

De acordo com o jornal, o primeiro-ministro português comprometeu-se a "fazer tudo o que fosse necessário" em troca do apoio europeu, mas rejeitando uma ajuda internacional à semelhança do que aconteceu com a Irlanda e a Grécia.

Angela Merkel falou com Dominique Strauss-Khan, diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o pedido de ajuda, mas este terá afirmado que os receios de Sócrates não tinham sentido, uma vez que ele não iria seguir qualquer sugestão que lhe fosse dada. (Expresso)

Sócrates Transformou Portugal

Já só 6% dos portugueses confiam na classe política (ler aqui). Sócrates contagiou tudo em que 'tocou' e continuará a contagiar se não puserem cobro ao delírio do ainda líder. É aos seus apaziguados e correligionários que cabe acordar da letargia em que se encontram e abrir os olhos para o que ainda não quiseram ver.