Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Legalização Do Uber E Cabify

O Governo vai legalizar a actividade das novas plataformas de mobilidade, como a Uber e Cabify, bem como o serviço de transporte de passageiros em veículos descaracterizados, anunciou esta sexta-feira o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

Os novos operadores vão funcionar em mercado aberto, mas "apenas poderão operar em situações de chamada ou reserva por via de plataforma eletrónica".

Por outro lado, os veículos descaracterizados "devem ser apenas conduzidos por motoristas certificados", o que José Mendes considera que pode ser também encarado como um incentivo à livre iniciativa e uma oportunidade para quem detém a certificação de ambicionar à criação de empresa de transporte de passageiros, por exemplo.

Para eliminar situações concorrência desleal, o secretário de Estado adiantou que o Governo pretende "homogeneizar as condições de acesso à actividade" e admitiu que poderá ser feito um "aligeiramento nos requisitos do acesso à actividade".

Quanto ao sector do táxi, vai "manter-se no regime actual, preservando a sua reserva de mercado na via pública".

"São os únicos que podem parar em praças e embarcar e desembarcar, sem reserva prévia, passageiros na via pública. Podem continuar a cumprir aquele que é seguramente um papel importante no ecossistema da mobilidade", frisou.

Depois do verão, será possível ter o quadro legislativo aprovado.(Fonte:CM)

Divida Pública Cresceu, Cresceu E Cresceu, Só Num Mês - Maio ...

Depois do FMI ter reduzido em toda a linha as previsões económicas e ter demonstrado grande cepticismo sobre a capacidade portuguesa de cumprir a meta de défice assumida perante a Comissão Europeia e de Mário Centeno ter deixado a porta aberta para um Orçamento Rectificativo com números de crescimento mais pessimistas, os dados revelados hoje pelo Banco de Portugal não ajudam a afastar o pessimismo.

Divida Pública cresceu 1,6 mil milhões de euros só em Maio.

A dívida pública em Portugal atingiu 237,6 mil milhões de euros em Maio, o que traduz um novo máximo. No espaço de três meses o endividamento público aumentou mais de 6 mil milhões de euros. (J.Negócios)

Klaus Regling, presidente do Mecanismo Europeu de Estabilidade, disse esta manhã numa conferência que Portugal o preocupa. Porquê? "Porque o governo está a reverter as reformas".

Entretanto o PM continua estacionado no seu estado habitual de encantamento e diversão distribuindo sorrisos .

Que Tempo É O Nosso ?

Há quem diga que é um tempo a que falta amor. Convenhamos que é, pelo menos, um tempo em que tudo o que era nobre foi degradado, convertido em mercadoria.

A obsessão do lucro foi transformando o homem num objecto com preço marcado. Estrangeiro a si próprio, surdo ao apelo do sangue, asfixiando a alma por todos os meios ao seu alcance, o que vem à tona é o mais abominável dos simulacros.

Toda a arte moderna nos dá conta dessa catástrofe: o desencontro do homem com o homem. A sua grandeza reside nessa denúncia; a sua dignidade, em não pactuar com a mentira; a sua coragem, em arrancar máscaras e máscaras.

E poderia ser de outro modo?

Num tempo em que todo o pensamento dogmático é mais do que suspeito, em que todas as morais se esbarrondam por alheias à «sabedoria» do corpo, em que o privilégio de uns poucos é utilizado implacavelmente para transformar o indivíduo em «cadáver adiado que procria», como poderia a arte deixar de reflectir uma tal situação, se cada palavra, cada ritmo, cada cor, onde espírito e sangue ardem no mesmo fogo, estão arraigados no próprio cerne da vida?

Desamparado até à medula, afogado nas águas difíceis da sua contradição, morrendo à míngua de autenticidade - eis o homem!

Eugénio de Andrade