sábado, 12 de abril de 2025

Saiba Como Vai Este País (3)

É muito fácil culpar as pessoas mesmo sem provas cabais, mas encarar a verdade acerca de si mesmo é difícil.Quem insiste em culpar os outros, só tende a repetir para si mesmo e para os outros que é incapaz 

Nota: Processo das contas bancárias de Luís Montenegro foi arquivado. Ministério Público considera "cumpridos todos os esclarecimentos"

Caso ganhou dimensão mediática esta tarde a propósito de uma notícia avançada pelo Correio da Manhã, mas os sociais-democratas já tinham sido notificados esta sexta-feira a propósito do arquivamento. 

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (94)

Em tempos de instabilidade, de incerteza e de alta probabilidade de crise e conflito, recomenda-se a criação de governos maioritários. Com apoio parlamentar seguro. Com base eleitoral indiscutível. Hoje, vivemos um dos momentos de maior risco que conhecemos no nosso país e na Europa. A política fragmentou-se. A guerra instalou-se na Europa e no Próximo-Oriente. A guerra comercial desenvolve-se. Milhões de imigrantes vagueiam pelo mundo. As alianças internacionais estão quase todas desfeitas ou em substituição. Os Estados Unidos, a China e a Rússia são muito bem capazes de conduzir o mundo à beira da guerra ou de enorme crise económica e social. A conjuntura internacional é a mais ameaçadora que se possa imaginar.         (António Barreto, Público, via Jacarandá)

Parece indiscutível que a maioria de um só partido ou de uma coligação pré-eleitoral é a solução ideal. Tem coesão e solidez doutrinária. Pode ganhar tempo e eficácia na execução das suas políticas. Escapa a “arranjos” de ocasião e à chantagem. O eleitorado vê mais claro em quem vota, a quem pede responsabilidades e quem merece recompensa ou castigo. O problema, todavia, é que esses tempos parecem estar cada vez mais distantes. Para um só partido, chegar, nos tempos que correm, aos mais de 40% ou até 50%, é feito quase impossível. E a sorte dos governos minoritários tem sido medíocre para o país, provavelmente também para o partido. 

Saiba Como Vai Este País

Comunicação em seis meses de Procurador-Geral da República melhorou imagem do MP, dizem procuradores e advogados. Paulo Lona considera que a comunicação pública da Procuradoria-Geral da República "melhorou substancialmente e tem havido maior comunicação com a sociedade quando há necessidade de comunicar algo". 

Senhor, Meu Passo Está No Limiar

Senhor, meu passo está no Limiar
Da Tua Porta.

Faz-me humilde ante o que vou legar...
Meu mero ser que importa?

Sombra de Ti aos meus pés tens, desenho
De Ti em mim,

Faz que eu seja o claro e humilde engenho
Que revela o teu Fim.

Depois, ou morte ou sombra o que aconteça
Que fique, aqui,

Esta obra que é tua e em mim começa
E acaba em Ti.

Sinto que leva ao mar Teu Rio fundo
- Verdade e Lei -

O resto sou só eu e o ermo mundo...
E o que revelarei.

A névoa sobe do alto da montanha
E ergue-se à luz

O claro cimo que a Tua luz banha
Sereno e claro e a flux

Eu quero ser a névoa que se ergue
Para te ver

A humanidade sofredora é cega -
O resto é apenas ser...

(Fernando Pessoa, 16-11-1915, Pessoa por Conhecer - Textos para um Novo Mapa )