Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Sabia Que Há Mais De 30.000 Mil Anos Elefantes Passeavam-se Pelas Praias Alentejanas ?

Ilustração Susa Monteiro
O quadrado de areia onde hoje estende a toalha para um merecido banho de sol pode ter sido, em tempos, pisado por “veraneantes” que chegavam a pesar até sete toneladas. Surpreendido?

Pegadas fossilizadas encontradas no território costeiro entre Porto Covo e Vila Nova de Milfontes, e recentemente divulgadas por uma equipa de estudiosos do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, revelam isso mesmo. Que uma espécie de elefante, extinta há mais de 30 mil anos, na sequência do último período da Idade do Gelo, terá deambulado em manadas pelos campos dunares do litoral alentejano, alimentando-se da folhagem então existente.

Quer saber mais? -  leia o texto de Carla Ferreira intitulado 'No tempo em que havia elefantes nas praias alentejanas'

Ainda Não É Desta ...

Nada mudará de facto, de forma consistente e duradoura, sem uma mudança séria no Estado, nas suas funções, na sua estrutura, na sua organização, na sua liderança e nos seus trabalhadores.
Há décadas que sabemos isto. Há décadas que as corporações e interesses que se sentam à mesa do orçamento se opõem a isto. Há décadas que os governos cedem e fogem a isto. Há décadas que os nossos impostos aumentam por causa disto. Há décadas que perdemos oportunidades como esta. Ainda não é nesta.

Paulo Ferreira, Há décadas ... e ainda não é desta.