Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Ou As Regras Mudam Ou O Açúcar ...



... Vai pesar mais. Nos nossos bolsos, - claro.
Quer saber a razão? Ora leia :

A imposição da Comissão Europeia para proteger a indústria da beterraba obriga a comprar cana de açúcar apenas a determinados países, principalmente ACP (África, Caraíbas e Pacífico) e PMA (Países Menos Avançados), sem pagamento de tarifas. No entanto, esses países não produzem o suficiente para alimentar as refinarias europeias. Como resultado, as refinarias tiveram que importar pagando taxas muito elevadas. Consequência: o preço do açúcar na União Europeia aumentou cerca de 50%


O problema está essencialmente focado em Inglaterra e Portugal, onde existem as maiores unidades de refinação de açúcar da Europa, o que já levou a diversas tomadas de posição por parte da European Sugar Refineries Association (ESRA).

Caso a Comissão Europeia não altere as regras atualmente em vigor, “as três unidades de refinação nacionais, que abastecem por completo o mercado nacional e exportam, podem tornar-se inviáveis e a solução passará pela total importação do produto final, ou pela reintrodução da indústria da beterraba que em tempos foi substituída porque não era rentável”, afirma Francisco Avillez, presidente da Associação de Refinadores de Açúcar Portugueses (ARAP).

Assim sendo, ou as regras mudam, ou o açúcar começa a balançar, melhor dizendo, a pesar mais, nas nossas bolsas, claro.

O Allô De Cavaco Ao BCE ...


... No Facebook

“A situação excepcional e de verdadeira emergência a que chegámos reclama do BCE uma intervenção ampla e previsível no mercado da dívida soberana dos países solventes que enfrentam problemas de liquidez e a disponibilidade para uma intervenção ilimitada no mercado secundário”.

[ A intervenção do BCE no mercado da dívida soberana ] “Tem de estar associada a uma condicionalidade que garanta o cumprimento por parte do Estados em dificuldades das políticas orçamentais e estruturais adequadas."

 [Faz] “votos para que não se continue a atrasar a passagem à prática daquilo que há muito é óbvio, clarificando os mecanismos de apoio aos países que enfrentam maiores dificuldades nos mercados e não dando mais espaço àqueles que apostam no desmembramento da Zona Euro.”

"E porque não o BCE começar a aplicar já aos títulos da dívida pública da Irlanda e de Portugal a orientação anunciada pelo seu Presidente?” (Fonte Ji)

...  Por uma vez seria bom que o BCE escutasse. O tempo urge, e...  Setembro está quase a chegar.

Pouco Podemos Programar : Sofremos

Estão a obrigar as pessoas a adaptarem-se a uma nova cadência de vida, a encontrarem novas situações e a dominá-las em espaços cada vez mais breves. Estão a forçar-nos a processar a informação  e a mudança do modo de vida a um ritmo cada vez mais rápido. Estamos submetidos a uma sobreestimulação cognitiva, as consequências que daí advêm para a saúde mental das sociedades só agora começam a ser avaliadas. Se as decisões não programadas são muito elevadas, se somos assediados por uma imensidade de situações novas que programá-las se torna impossível, então a vida torna-se dura, desorganizada e cheia de ansiedade. Este estado de coisas pode conduzir cada vez mais pessoas à psicose.

Estamos num momento em que dificilmente somos capazes de programar uma grande parte das nossas vidas, sofremos.