domingo, 6 de julho de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde


A Frase (166)

O caso do Processo Marquês representa uma tragédia para a democracia portuguesa, para o PS e para a própria Justiça. Tragédia pelas consequências para a economia, para a sociedade e para o futuro da democracia portuguesa, tragédia para o Partido Socialista, que ao longo dos anos tudo fez para não ver o óbvio, tragédia também para a Justiça portuguesa, que teve o seu ponto mais alto no caso do juiz Ivo Rosa  (Henrique Neto, OBSR)

Hoje o percurso político e pessoal de José Sócrates é conhecido, mas levei anos a alertar os portugueses e em primeiro lugar os socialistas, para muitas das estranhas actividades dos governos de José Sócrates, como nos casos da dispendiosa tentação de controlar toda a comunicação social que o criticasse. Que várias gerações de socialistas não tenham dado por nada, representa uma tragédia para o partido e para o País, ao ponto de António Costa, seguidor fiel do seu chefe no governo, ter criado mais tarde a ficção de que “à Justiça o que é da Justiça”. De facto, estão bem um para o outro.
(...)
Sobre o julgamento que agora se iniciou umas pequenas notas: (1) esperemos que a senhora juíza seja firme ao extremo, ao não deixar que o julgamento se transforme num ao trate apenas de José Sócrates e deixe de lado dos holofotes mediáticos algumas outras figuras sinistras. (...)

Que, por uma vez, a comunicação social e os seus comentadores de serviço atentem ao interesse do País de forma verdadeira e pedagógica. (...)

De alguma forma, o que aconteceu e que deu origem ao Processo Marquês, é o resultado do excesso de poder de um partido, no caso o PS, como do facto dos portugueses serem sistematicamente arredados de participarem no controlo das decisões dos governos

Notas: ao fim do primeiro dia de julgamento, a defesa de José Sócrates já demonstrou estar ali para destruir a justiça e a democracia e não deixar que isso continue é uma responsabilidade nacional.

Para Crescer, Apenas Observe Uma Árvore


Para crescer, apenas observe uma árvore. À medida que a árvore cresce, suas raízes se aprofundam.
Existe um equilíbrio: quanto mais alto a árvore cresce, mais profundamente suas raízes crescerão.
Você não pode ter uma árvore de 50 metros de altura com raízes pequenas;
elas não poderiam sustentar uma árvore tão imensa.
Na vida, crescer significa aprofundar-se dentro de si mesmo – é aí que suas raízes se encontram.
 
(Osho)