Pesquisar neste blogue

sábado, 19 de novembro de 2016

Assim Está A Acontecer: Polo Norte 20 Graus Mais Quente Que O Normal Para Esta Altura Do Ano

Algo de estranho se passa no Polo Norte: as temperaturas estão cerca de 20 graus acima do que é normal para esta altura do ano, uma fase em que a zona já entrou na noite polar e em que as temperaturas costumam mergulhar bem abaixo do zero.
Os dados são de especialistas que estudam o Ártico, como Jennifer Francis, da Universidade de Rutgers, citada pelo Washington Post. As observações do instituto meteorológico dinamarquês, acima dos 80º de latitude, apontam no mesmo sentido (os graus referido no gráfico do instituto são kelvin).

"Apesar do início da noite polar, as temperaturas perto do Polo Norte estão a aumentar. Situação extraordinária agora no Ártico", escreveu no Twitter o climatólogo Daniel Swain, da UCLA.

"As temperaturas quentes no Ártico resultam de uma combinação de níveis muito baixos e recorde da extensão de gelo para esta altura do ano, provavelmente muito fino, e [chegada de] muito ar quente/húmido de latitudes mais baixas a ser empurrado para norte por uma corrente de jato muito ondulada", explicou Jennifer Francis.
Por outro lado, as massas de ar muito frio que geralmente se concentram sobre o Polo foram empurradas para cima da Sibéria, que está a viver um outono muito frio.

Preocupante!

Esta É A Frase ...

"Quando chegou a conta (da Grande Farra), as contas estavam vazias", como bem sintetiza Helena Garrido. Enquanto os portugueses pagam a factura da Banca à conta dos apertos no cinto que a crise trouxe, essa gente continua a ter contas bem recheadas, cá e lá fora.
Fazem o que sempre fizeram – esconder a fortuna –, apostando numa Justiça lenta, minada por guerras de capelas e pressionada por um poder político obediente aos velhos e novos donos-disto-tudo.

Eduardo Dâmaso, CM

Nevoeiro ...


O que me atemoriza não são os monstros que se espreitam às sombras do nevoeiro, porque eu sei que eles estão lá.Temo pelo nevoeiro que oculta a real identidade desses meus algozes impedindo a minha defesa. As vezes é a própria natureza que age em nosso desfavor.

APC