Pesquisar neste blogue

domingo, 30 de outubro de 2016

Santa Maria Base Espacial Da União Europeia ?

... Concretização Ou Miragem ?
ESA, via DN
Santa Maria, ilha açoriana pode renascer como... base espacial para lançamento de satélites.

O projecto do Centro Internacional de Investigação dos Açores abrange oceanos, clima, atmosfera e... negócios de milhões.

Neste centro de lançamento de satélites de baixo custo, uma das componentes do Centro de Investigação Internacional dos Açores (AIR Center, em inglês), que está em preparação, tem o potencial de recolocar Santa Maria como polo de ligação entre os EUA e a Europa.

Carvalho Rodrigues, o famoso "pai do PoSAT" (anos 1990), diz que é uma empresa privada (a Boeing) a "que lança mais objectos para o espaço" e aí "vai acontecer o que aconteceu com a aviação. Como hoje há aeroportos, no futuro existirão inúmeros locais de lançamento" de satélites e a preços muito mais baixos. "É uma questão de investimento... as oportunidades comerciais e industriais no espaço ainda estão no início, são negócios de triliões."

No entanto, Carvalho Rodrigues, com experiência de anos na NATO, duvida que numa base onde estejam os EUA "possam fazer-se outras coisas" para além das inerentes às militares - e uma base espacial "tem de ter facilidades e torres de lançamento, meios para enchimento de combustível dos satélites e guiamento dos foguetes... se houver quem invista, é um bom local". (continuar a ler

A Insustentável Leveza De ...

... António Costa - pois claro!

No momento em que escrevo, o suspense que paira sobre a novela da Caixa Geral de Depósitos (CGD) não tem ainda o seu desfecho anunciado. Mas o pedregulho que o Governo tem no sapato já não lhe permite enfiar o pé sem deixar uma fractura exposta. Assim, um caso que deveria ser claramente secundário face à importância dos desafios que se colocam a António Costa e à sua equipa acabou por afectar seriamente a credibilidade política e ética do executivo.

A insustentável leveza com que o primeiro-ministro foi gerindo os percalços da nomeação da nova administração da CGD – deixando à rédea solta o seu ministro das Finanças e a já proverbial inabilidade que demonstrou em vários episódios – ameaça pôr em causa a imagem e a coerência de procedimentos que se esperaria de um Governo apostado em devolver esperança e justiça aos portugueses depois dos funestos tempos da troika.

Opinião ( excertos) de Vicente Jorge Silva, Público

A Cegueira E A Obstinação Dos Homens ...

A cegueira e a obstinação dos homens lembra-me às vezes a cegueira e a obstinação das varejeiras enfrenizadas contra as vidraças. Bastava um momento de serenidade, dez-réis de bom senso, e em qualquer fresta estava a liberdade. Mas o demónio da mosca, quanto mais a impossibilidade se lhe põe diante, mais teima. O resultado é cair morta no peitoril.

 Miguel Torga