Pesquisar neste blogue

domingo, 23 de maio de 2010

Marcelo Falou E Disse ...

... Muito POUCO
A propósito de Sócrates afirmou: “não gosta de dar más notícias”, considerando que isso é “muito mau” para a crise psicológica que os portugueses vivem. Comparou-o mesmo a um médico que manda um paciente fazer três operações e ao mesmo tempo lhe diz “você está porreiro”.

E... manifestou mesmo dúvidas sobre a constitucionalidade de algumas medidas. “Aumento de taxas não se resolve com despachos do ministro [das Finanças]. Tem de ir ao Parlamento”, afirmou, lembrando que cobrar impostos sobre verbas já recebidas, como o subsídio de férias, é retroactivo.

Considera uma “irresponsabilidade” a demissão do Executivo nesta altura.

Definitivamente - ninguém escapa ao labirinto em que Sócrates nos meteu e que neste momento parece sem saída 'à vista' ...

Como Definir Sabedoria ?


Podemos afirmar que é ...

Compaixão. Autocompreensão. Moralidade. Estabilidade emocional.

Estas palavras parecem descrever pelo menos algumas das características universais atribuídas à sabedoria, cada uma delas amplamente reconhecida e valorizada.

Mas, a rigor, não existe uma definição persistente e coerente do que significa exatamente ser sábio.

A sabedoria é uma virtude muito desejada, mas essencialmente inexplicada, um tema atemporal que só agora começa a atrair o escrutínio rigoroso dos cientistas.

Em 2009, Dilip V. Jeste, e Thomas W. Meeks, ambos professores do departamento de psiquiatria da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, publicaram um artigo propondo que a sagacidade - uma forma "mais académica" de nomear a sabedoria - pode ter uma base neurobiológica.

Em outras palavras, eles propuseram que a sabedoria tem bases fisiológicas.

Na edição de junho da revista The Gerontologist, Jeste e Meeks tentam ir um pouco além, tentando identificar os elementos centrais e unificadores que definem a sabedoria. Juntamente com colegas de outras quatro universidades e chegaram a um concenso : A maioria dos especialistas, afirmam Jeste e Meeks, concordou que a sabedoria pode ser caracterizada da seguinte forma:

  • É exclusivamente humana.
  • É uma forma avançada de desenvolvimento cognitivo e emocional alimentado pela experiência.
  • É uma qualidade pessoal e rara.
  • Ela pode ser aprendida, aumenta com a idade e pode ser medida.
  • Ela provavelmente não é reforçada pelo uso de medicação.

A Seta Envenenada


« Imagina um homem que foi ferido por uma seta envenenada.
Os seus companheiros, amigos e parentes trouxeram um médico para o curar. E o ferido disse:' Ah, não! Ninguém vai mexer na seta até eu saber quem me feriu : se é da casta dos sacerdotes ou dos guerreiros, dos artesãos ou dos servos, como se chama e qual é a linhagem, se é alto, baixo ou médio ...' Não resta qualquer dúvida de que aquele homem morreria antes que lhe respondessem a todas as suas perguntas.»

O que urge é a mudança da mente para não gerar mais infelicidades desnecessárias. Há vários tipos de sofrimento, mas grande parte é gerado por mentes ofuscadas, embrenhadas em conflito, no ódio, no egoísmo. É possível modificar os modelos mentais e erradicar a infelicidade que certas mentes produzem para si mesmas , mas sobretudo para os outros. As especulações que não colaborem para a erradicação e libertação podem ser interessantes, mas inúteis. É preciso mudar, e dar o salto para a outra margem.