- Hyundai Ioniq 5 N. Um desportivo eletrizante
- Condomínio, crédito, impostos. Leia as respostas do consultório financeiro às suas perguntas
- Casal Garcia: 85 anos depois, o que continua a fazer deste um vinho de sucesso?
- PS insiste com Aguiar-Branco por falta de resposta do ministro das Finanças
- Este SPA de luxo acaba de abrir num dos aeroportos mais bonitos do mundo
- ASAE suspende 16 restaurantes ilegais em zona turística de Lisboa
- Negócios Record: "Estamos a ser puxados para baixo [no ranking] porque os clubes não estão a fazer pontos"
- Negócios Record: Portugal perdeu uma "tremenda oportunidade"
- O que os museus não mostram
- Mamardashvili bateu recorde em 45 minutos
- Morreu presidente do Metro de Lisboa
- PS/Madeira diz que negociação é uma "farsa"
- Como se diz parede em georgiano? Mamardashvili
- François Hollande diz que o "macronismo" "acabou"
- India reforça laços de defesa com Bangladesh
- MNE visita túmulos de soldados em Angola
- João Palhinha em vez de Dalot no ‘onze’ com a Turquia
- Sem resposta das Finanças, PS insiste com Aguiar-Branco
- Geórgia e República Checa empatam a um golo no Euro2024
- ECO Quiz. Buscas em Oeiras, IMT e milionários
- Dortmund é dos turcos, mas há uma ‘mini-aldeia’ portuguesa
- Cidadão luso-belga detido na República Centro-Africana acusado de terrorismo
- Léo Caeiro arrasa João Moura Caetano: "Ele não é homem"
- Ordem dos Advogados preocupada com violação dos direitos humanos dos reclusos
- Pedro Sampaio dá concerto surpresa no meio das ruas de Lisboa
- Idosa de 68 anos desaparecida em Ermesinde
- Morreu o presidente da administração do Metro de Lisboa, Vitor Domingues dos Santos
- APrograma da Máxima no News Now estreia este sábado
- Empate entre Geórgia e Rep. Checa deixa Seleção Nacional a uma vitória do primeiro lugar do grupo mais barato custa 500 mil euros e o mais caro 90 milhões: sabe quanto vale cada jogador da seleção?Cinco vitórias, dois empates e uma derrota: como foram os nossos segundos jogos em Euros (inclui vídeos com golos)
- Estudo revela que as intoxicações por canábis entre adultos mais velhos triplicaramHá um país onde ainda é 2016
- Arqueólogos gregos descobrem edifício misterioso com 4 mil anos numa colina que vai albergar novo aeroporto
- Há mais de 500 milhões de anos, surgiram na Terra criaturas estranhas e complexas. Agora, os cientistas acreditam ter descoberto porquê
- Apresentação de livro sobre Rui Nabeiro interrompida por ex-juiz negacionista
- Mãe das gémeas garante que não contactou filho de Marcelo.
- Nuno Rebelo de Sousa vai estar presente na comissão de inquérito mas irá ficar em silêncio
- "O papel do filho do Presidente está cada vez mais nebuloso"
- Dos primeiros sinais de doença ao email para Lacerda Sales: a cronologia do caso das gémea
- Kiev denuncia ataque maciço russo contra infraestruturas energéticas "A Ucrânia fica muito melhor recebendo mais um conjunto de meio antiaéreos do que a situação em que se encontra neste momento"
- "Foi o 8.º maior ataque feito pela Rússia desde o início da guerra". Novo ataque a Kiev atinge infraestruturas elétricas
- Quando vamos atingir a igualdade de género? Prevê-se que só daqui a 134 anos
- 22 mortos e 45 feridos em ataque ao gabinete da Cruz Vermelha na Faixa de Gaza "
- Bezalel Smotrich é um dos elementos mais extremistas do atual governo" de Israel
- Ministério da Saúde adia reuniões marcadas para a próxima semana com sindicatos médicos
sábado, 22 de junho de 2024
Notícias Ao Fim Da Tarde
A Frase (140)
A “confiança nas instituições” não é minada porque uma casta sem escrúpulos coloca o poder ao serviço dos seus excelsos interesses. Não, senhor. Ela só corre riscos se as trafulhices são divulgadas. (Alberto Gonçalves, OBSR)
Imagine-se que a gravação é rápida e ilicitamente entregue aos media, que a difundem. Imagine-se o que aconteceria, logo de seguida, num país normal. E imagine-se o que aconteceria em Portugal. (...)
Num país normal, além da extraordinária repercussão na opinião pública, as forças de segurança tratariam imediatamente de deter o sujeito em questão, obrigá-lo a denunciar possíveis cúmplices e, claro, anular o plano, impedir o atentado e salvar as criancinhas. (...)
Num país normal, além da extraordinária repercussão na opinião pública, as forças de segurança tratariam imediatamente de deter o sujeito em questão, obrigá-lo a denunciar possíveis cúmplices e, claro, anular o plano, impedir o atentado e salvar as criancinhas. (...)
Em Portugal, semelhantes minudências passariam para segundo plano: a reacção prioritária seria encher os estúdios televisivos e as colunas dos jornais de comentadores com ambições políticas e políticos a fingir de comentadores, todos indignadíssimos com a fuga do segredo de justiça, o comportamento inaceitável do Ministério Público e a necessidade de, acima de tudo, resgatar o bom nome do candidato a bombista, entretanto arrastado pela lama. No que dependesse desses vultos da ética, as criancinhas não teriam hipótese.(...)
A “confiança nas instituições” só corre riscos se as trafulhices são divulgadas. A “ética” de que a casta fala não se aplica aos actos, e sim à ocultação, ou à revelação, dos ditos. Parece Kant, mas é “cant”, a palavra inglesa que significa o recurso insincero a sentimentos virtuosos, ou a pura hipocrisia. A palavra aplica-se com frequência ao linguajar do submundo.
A “confiança nas instituições” só corre riscos se as trafulhices são divulgadas. A “ética” de que a casta fala não se aplica aos actos, e sim à ocultação, ou à revelação, dos ditos. Parece Kant, mas é “cant”, a palavra inglesa que significa o recurso insincero a sentimentos virtuosos, ou a pura hipocrisia. A palavra aplica-se com frequência ao linguajar do submundo.
Por alguma razão que me escapa e que com certeza é de uma imaculada nobreza, essa rapaziada apenas defende pro bono os membros da casta. E acrescente-se que a defesa tem resultado: apesar das tenebrosas perseguições a cargo de juízes ressentidos e “insindicáveis”, a casta continua aí, resistente e heróica, a sofrer martírios enquanto espalha rigor, honestidade e valores democráticos com abundância. Imagine-se o que aconteceria se os juízes tivessem trela. Imagine-se o leite e o mel da democracia a transbordar. Imagine-se a Venezuela.
O Solstício De Verão
O solstício de verão é um festival que se realiza no dia mais longo do ano. É comemorado há séculos em todo o mundo.
As civilizações antigas da Ásia, Europa e América tinham o seu próprio entendimento do evento astronómico. Foram formados rituais para agradecer ao sol pelo seu serviço e pedir crescimento e prosperidade contínuos. Muitos desses rituais ainda são realizados em todo o mundo hoje.
A geometria de uma relação perfeita - antes da formulação de conceitos científicos e religiosos, já o Homem se fascinava com a relação dinâmica entre Sol e Terra, estabelecendo celebrações e erguendo monumentos para melhor perceber essa relação.
Solstício, um momento mágico?
No Hemisfério Norte, o solstício de verão, vulgo midsummer, é celebrado em diversos locais, especialmente nos países do norte da Europa, com particular destaque em Penzance, na região da Cornualha, e Stonehenge, no Reino Unido, aqui por ser o dia em que o Sol nasce com uma assombrosa exatidão sobre a pedra principal do insólito monumento neolítico.
Efectivamente, a história da humanidade é construída pela procura de entendimento dos fenómenos naturais que constituem o planeta Terra, tendo desde a antiguidade pululado lendas e misticismos a adornar o desconhecido ou pouco ententido. Não obstante, desde sempre foi percebida a imprescindível importância do calor e da luz oferecida pelo Sol, quer para a agricultura, quer até mesmo para o estado psico-emocional humano, razão pela qual os povos antigos acreditavam no fluir de energias especiais durante os solstícios, associado ao florir dos campos e colheitas.
E assim, em junho, abundavam os cultos à fertilidade, e as celebrações como reflexo cultural do período de maior vivacidade do ano. Povos como os Maias, Celtas, Egípcios e Romanos criaram rituais pagãos de homenagem à natureza, auspiciando prosperidade para os meses seguintes, com dias de festa, dança, música, alegria e abundância de comida, até que, em meados do século X, na Europa, a igreja decidiu cristianizar as celebrações, instituindo dias de homenagem aos Santos Populares a 13, 24 e 29, respetivamente, Santo António, São João e São Pedro, difundindo a conotação festiva da época.
A importância do Sol é indubitável! Data de 1500 a.C. o mais antigo relógio de sol, criado pelos Egípcios, um mecanismo para apurar a hora do dia, dimensionando à perceção de todos, a importância da luz no decorrer da vida. Refira-se que, desde 1990, com o solstício de verão, é celebrado o dia do relógio do sol, uma demarcada alusão ao astro-rei, cuja precisa localização, possibilita aqui, a existência de vida. (Solstício de Verão no hemisfério norte 21/06/2022 10h14 ) (O tempo)
“Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia”
(Shakespeare)
Subscrever:
Mensagens (Atom)