Pesquisar neste blogue

domingo, 29 de novembro de 2009

Um Desafio à Comunidade Internacional ?


Num desafio ainda maior à comunidade internacional, o Irão revelou ontem planos para começar a construir – dentro de dois meses – dez novas centrais nucleares, com capacidade para 500 mil centrifugadoras produzirem, anualmente, 250 a 300 toneladas de urânio, informou a agência oficial IRNA.
Fonte:Público

Esta é a Frase

" As contas do Estado estão de rastos e o país é um arremedo de qualquer coisa que não chega a ser um país. Não existe a menor esperança ou optimismo. E a verdade é que não há razões para haver"

Ricardo Costa, Expresso



Desligando a Evolução Natural


Cientistas querem retardar evolução para evitar resistência a medicamentos.

Os microorganismos infecciosos que se tornam resistentes aos antibióticos representam uma das mais sérias ameaças à saúde humana. Ocorre que as modificações que levam a essa resistência são uma parte natural da evolução, que permite a sobrevivência de microorganismos cujas alterações genéticas que ocorrem aleatoriamente os tornem capazes de sobreviver frente à nova situação - mais especificamente, à presença de uma droga que era capaz de matar os seus ancestrais.

Agora, pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, estão a tentar encontrar substâncias capazes de retardar o ritmo da evolução natural dos microorganismos a fim de garantir que os medicamentos de hoje permaneçam eficazes no futuro.

A resistência dos microorganismos infecciosos aos antibióticos é particularmente grave em medicamentos contra fungos. As células dos fungos são semelhantes às células humanas, o que significa que é difícil desenvolver medicamentos eficazes que possam destruí-las sem danificar as células humanas, ou seja, sem causar efeitos colaterais.

Por isto, os pesquisadores suecos estão a tentar salvaguardar a eficácia das poucas drogas antifúngicas que estão disponíveis hoje. O aumento da resistência a essas drogas poderia, segundo eles, deixar várias doenças sem tratamentos eficazes.

Evolução dos fungos

Entretanto, a resistência dos microorganismos aos medicamentos é uma parte natural da sua evolução. A evolução cria variações aleatórias nas características dos organismos, o que resulta em que alguns deles desenvolvam maior tolerância às drogas a que são expostos.

Isto leva, eventualmente, a cepas fúngicas completamente resistentes, e a droga torna-se totalmente ineficaz. Quanto mais rápido essas variações aleatórias surgem, maior é o risco de desenvolvimento da resistência.

Uma forma de combater essa resistência aos medicamentos, afirmam os pesquisadores, está em diminuir o ritmo da evolução natural desses microorganismos.

DS

Manipulação do ritmo natural da evolução, pode ter benefícios; mas como os seres vivos estão sempre a sofrer mutações e a evolução natural é frequente, é difícil prever com toda a certeza as consequências de qualquer intervenção humana, mesmo a nível de microorganismos - digo eu !


Correm Turvas as Águas ...


Correm turvas as águas deste rio
Que as do céu e as do monte as enturbaram;
Os campos florescidos se secam;
Intratável se fez o vale, e frio.

Passou o Verão,passou o ardente Estio;
Umas cousas por outras se trocaram;
Os fementidos Fados já deixaram
Do mundo o regimento ou desvario.

Tem o tempo sua ordem já sabida;
O mundo, não; mas anda tão confuso,
Que parece que dele Deus se esquece.

Casos, opiniões, natura e uso
Fazem que nos pareça desta vida
Que não há nela mais que o que parece.

Luís de Camões