Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 29 de março de 2010

Em Perspectiva Um Sínodo de Emergência ?


O Vaticano assume que é a credibilidade moral da igreja que está em causa. A confirmar-se, a convocação de um sínodo poderá ser a forma da sempre secreta igreja tentar ultrapassar ao mais alto nível a crise que afecta o pontificado. (ler)

A propósito, lembro a minha bisavó, que recordo com muita saudade e muita pena de ter partido quando eu tinha oito anos, porque muito teria aprendido com ela. Dizia que nunca se confessara, nem confessaria a um padre, porque os padres eram homens como nós, era com Deus que todas as noites 'falava' e que pensava no que de bom ou menos bom tinha acontecido nesse dia. Era a Deus que pedia perdão do que se arrependia, era a Deus que depois rezava.
Era mãe do meu avô materno, mas tinha duas filhas de um segundo casamento. Uma era adventista, outra era católica. Então quando lhe perguntávamos de que lado estava, respondia que estava com as duas. Por vezes acompanhava uma ou a outra filha aos templos que frequentavam, porque segundo dizia quer num lado quer no outro ouvia 'boas' palavras e ajudavam os pobres, portanto não via porque não assistir aos ofícios - Deus há só um, mas padres, pastores, e outros celebrantes são homens, com os seus defeitos e virtudes - dizia.
Pois, digo eu, diferente são as Instituições (não sei se lhes posso chamar assim), que deviam velar pelo cumprimento das respectivas doutrinas. Estamos num momento da nossa história em que parece que tudo está a ser derrubado. Mas, talvez não seja bem assim, mas antes a visibilidade que a globalização hoje nos trás rapidamente de tudo o que se passa no mundo.

Entre As Vítimas De Moscovo ...

... Não há portugueses entre as cerca de 40 vítimas e as dezenas de feridos até agora contabilizados do duplo atendo suicida de hoje, em Moscovo. (ler)

O Asno


Na simbologia é daqueles animais que são interpretados de maneiras contrastantes. No antigo Egipto, era na maioria das vezes associado ao assassino de Osíris, Seti, e ao hieróglifo do asno juntava-se o desenho de uma faca na espádua, para neutralizar magicamente o carácter maléfico do signo. Na Grécia o deus Dioniso era representado montando um asno, e os romanos viam-no como alusão a Príapo, o deus da fertilidade, inserindo-o também no séquito da deusa Ceres.
Por outro lado, o asno era inserido em contos de fadas e fábulas como um animal ridículo. A Bíblia fala da profecia da jumenta de Balaão, que reconhece a vontade de Deus antes do homem; também Jesus ingressa em Jerusalém montado numa jumenta. A conhecida imagem da noite de Natal com o boi e o asno ao lado da manjedoura do Menino Jesus foi retirada do Evangelho apócrifo do pseudo- Mates. Segundo uma interpretação posterior, o asno simbolizava os pagãos,e o boi, os judeus.
À concepção segundo a qual o asno é considerado a quintessência da humildade e da benignidade, opõe-se outra, segundo a qual esse representaria a ignorância, a preguiça e a teimosia, associadas a uma lascívia desenfreada.

O Problema Da Hora Na Liderança ...


Pedro Passos Coelho disse ontem que só admite "eleições antecipadas em 2011". Ora, seguindo a vontade do líder, os deputados sociais-democratas vão apostar no desgaste do Governo e afastar a hipótese de forçar uma moção de censura.

O coordenador dos deputados do PSD, Pedro Duarte, admitiu ao DN que "a estratégia da CPI terá de ser novamente delineada quando for eleita a nova liderança da bancada, que estará concertada com o líder". (continuar a ler)

Certo é que, mesmo que a nova liderança pretenda moderar a investigação na CPI, encontrará resistências: o deputado José Pacheco Pereira mostrou nas reuniões que não está disposto a ceder.