sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (192)

O problema do 25 de Novembro é que a sua história e celebração obrigariam a oligarquia a reconhecer que a democracia assentou numa coligação diferente da que governou o país nos últimos anos.    (Rui Ramos, OBSR)
 
O movimento militar de 25 de Novembro confirmou o ponto em que o movimento de 25 de Abril de 1974 unira toda a gente: a fundação em Portugal de uma democracia pluralista, assente na vontade dos cidadãos expressa em eleições livres. Foi esse o mandato que o Movimento das Forças Armadas se atribuiu em 1974, e ao qual o país aderiu. Depois, uma parte do MFA esqueceu isso, e abusou do poder militar para estatizar a economia, constranger a Assembleia Constituinte, e perseguir os que não se entusiasmaram com o seu socialismo de caserna. Em 1975, o 25 de Novembro pôs termo a essa prepotência. Não por acaso, foi protagonizado por muitos dos mesmos operacionais do 25 de Abril, a começar pelo então major Jaime Neves. Celebrar o 25 de Novembro é celebrar o 25 de Abril. (...)







A Intuição


A intuição é a capacidade de perceber, compreender ou conhecer algo de forma imediata, sem a necessidade de raciocínio lógico ou análise consciente. Muitas vezes descrita como um “sexto sentido” ou um pressentimento, a intuição surge como uma percepção interna que guia nossas decisões e ações, mesmo quando não temos informações concretas que justifiquem essas escolhas.

É uma forma de conhecimento que transcende a lógica e é frequentemente associada a sentimentos ou sensações que indicam o caminho a seguir.

A intuição não é apenas uma habilidade mística ou sobrenatural. Ela está profundamente enraizada em processos cognitivos e emocionais que ocorrem no subconsciente. Ao longo da vida, nosso cérebro armazena uma vasta quantidade de informações e experiências, muitas das quais não são processadas de forma consciente. Quando nos deparamos com uma situação que remete a essas experiências, a nossa intuição pode agir rapidamente, acessando esse conhecimento armazenado e nos oferecendo uma resposta imediata.(Prof. Tibério Z)
Todo o conhecimento humano começou com intuições, passou daí aos conceitos e terminou com ideias.” (Kant)

Nenhum escritor pode criar do nada. Mesmo quando ele não sabe, está usando experiências vividas, lidas ou ouvidas, e até mesmo pressentidas por uma espécie de sexto sentido.” (Érico Veríssimo)