Pesquisar neste blogue

sábado, 8 de dezembro de 2012

Um "Bio-betão" Capaz De Autorreparar Microfissuras Chegará Em 2016


Uma equipa de investigadores da Universidade Técnica de Delft, na Holanda, está a desenvolver um novo tipo de betão capaz de se autorreparar. Trata-se de um "bio-betão" que contém bactérias que tapam microfissuras.

Em qualquer altura poderão surgir fissuras muito pequenas nas estruturas em betão armado, que podem durar, em média, cerca de 100 anos. Segundo os cientistas, o novo betão aumentará a esperança de vida destas construções em 20 a 40 por cento. (ler aqui)

Investigação Em Portugal: Medina Carreira É Apenas A Última Vítima ...

Que o Ministério Público tem de investigar todos os indícios e pontas soltas de um processo não há dúvidas. O problema - o grave problema - está na forma como o faz.

 Medina Carreira é apenas a última vítima (conhecida) dos métodos de investigação das nossas polícias, que começam a fazer lembrar os que Edgar Hoover impôs na América quando fundou o FBI.

O nome do fiscalista e ex-ministro das Finanças surge numa das "agendas" de remessas de dinheiro dos arguidos do caso e isso obriga a ir verificar. Mas é possível fazê-lo - para chegar à conclusão de que afinal era só um nome de código - sem ser na praça pública. Da forma como foi feito (mais uma vez) só pode ter um propósito muito baixo.

Se isto se tem multiplicado em relação a figuras mais ou menos conhecidas da nossa sociedade, imagine-se o que acontecerá a pessoas sem voz ou meios para se defenderem.

Filomena Martins,DN